https://www.youtube.com/watch?v=KVzJoSE3iV4
Após ter uma média de 32.9 minutos por partida na temporada 2013-14 da NBA, o técnico do Dallas Mavericks, Rick Carlisle, afirmou que o ala-pivô alemão Dirk Nowitzki terá menos tempo em quadra na temporada 2014-15.
“Eu acho que poderemos tirá-lo de 32 minutos, talvez diminuir pra 31 ou 30, ou talvez 29, quem sabe?”, afirmou Carlisle em entrevista a ESPN americana, “existe muita coisa em jogo se for considerar o quanto você o deixa jogar e quanto o deixa descansar. Ele jogou bem a temporada passada em vários jogos importantes. Um ponto importante sobre esses momentos é que ele estava descansado o suficiente para render em quadra”.
Para suprir os minutos que Nowitzki ficará no banco, o Mavericks não possui um ala-pivô de origem de qualidade para substituí-lo. De acordo com o jornalista Tim MacMahon, da ESPN, o dominicano Charlie Villanueva poderia ser um candidato, mas não possui um contrato garantido com a equipe texana. O substituto para os minutos de banco do alemão poderiam ficar por conta do ala Chandler Parsons e do nigeriano Al-Farouq Aminu, que também é ala de origem, mas já atuou de ala-pivô.
Em entrevista à ESPN, Nowitzki afirmou que seus joelhos não doeram durante os treinamentos de pré-temporada e que reconhece que está envelhecendo. “Eu treinei bastante durante o verão”, afirmou o ala-pivô, “sinto que estou pronto para jogar aconteça o que acontecer. E usarei essas quatro semanas restantes para melhor ainda mais minha condição física, acho que estou pronto. Nos playoffs tive uma média de 35 a 40 [minutos em quadra], então seja o que for, estarei pronto”.
Desde a temporada 1999-00, sua segunda na NBA, Dirk Nowitzki não possui uma média de menos de 30 minutos em quadra. Sua maior média foi na temporada 2002-03, com 39 minutos por partida. Nowitzki tinha 25 anos na época.