O comitê competitivo da NBA aprovou uma mudança importante no sistema de classificação para os playoffs nesta terça-feira. A partir da próxima temporada, os oito melhores times de cada conferência passarão a ser ranqueados única e exclusivamente por suas campanhas. Assim, os campeões de divisão perdem o direito a vaga automática na fase de mata-mata.
Até o primeiro semestre deste ano, as seis franquias que conquistavam os títulos de divisão – independente de seus recordes – eram premiadas com uma das quatro primeiras posições de suas conferências. O ranqueamento não assegurava mando de quadra, mas garantia mínimo de um time de cada divisão nos playoffs. Agora, essa garantia não existe mais.
A redução dos privilégios dos campeões de divisão não parou por aí. O comitê competitivo da liga também aprovou por unanimidade a mudança na ordem dos critérios de desempate para definição do mando de quadra nos playoffs. Agora, o confronto direto “ultrapassou” o título de divisão como primeiro critério na resolução de empates.
O sistema anterior foi extensamente criticado na temporada passada, quando o Portland Trail Blazers ficou com a quarta posição do Oeste por ter vencido a divisão Noroeste. San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, que venceram quatro jogos a mais do que o time do Oregon na campanha, foram prejudicados pela regra e acabaram com as quinta e sexta colocações. Entre outras consequências, o ajuste na classificação forçou o encontro entre Spurs e Los Angeles Clippers na primeira rodada dos playoffs.
As mudanças votadas pelo comitê aumentam os rumores sobre a extinção das divisões em um futuro próximo. Criadas por questões de logística na formulação dos calendários das equipes e para aproveitar as rivalidades regionais, as divisões são consideradas um recurso ultrapassado e de pouco fundamento por vários analistas e dirigentes da liga.