Campeão europeu de seleções, Igor Kokoškov é o novo técnico do Suns

Assistente do Utah Jazz, sérvio será primeiro treinador não nascido na América da Norte a comandar time da NBA

Fonte: Assistente do Utah Jazz, sérvio será primeiro treinador não nascido na América da Norte a comandar time da NBA

O Phoenix Suns escolheu seu novo técnico, na noite dessa quarta-feira. Depois de entrevistar vários postulantes ao cargo ao longo dos últimos dias, a direção da franquia do Arizona assinou com Igor Kokoškov, que trabalha há três anos como assistente técnico de Quin Snyder, no Utah Jazz. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o contrato do técnico com o Suns será válido por três temporadas.

“Estamos empolgados em trazer Igor Kokoškov de volta ao estado do Arizona como treinador principal do Phoenix Suns. Igor foi pioneiro ao longo de sua carreira no basquete e traz uma experiência de alto nível para a nossa equipe. Ele foi um dos primeiros assistentes não-americanos nos níveis da NCAA e da NBA, e, em seu mais recente cargo de treinador, guiou a seleção da Eslovênia à conquista do EuroBasket de 2017, que foi o primeiro título europeu na história do país”, disse o gerente-geral do Suns, Ryan McDonough, em um comunicado publicado no site oficial da franquia.

Natural da Sérvia, Kokoškov, de 46 anos, é o primeiro treinador não nascido na América da Norte a dirigir um time da NBA. Ele será o 19º técnico da história do Suns, o oitavo desde a temporada 2007/08. O sérvio assumirá o cargo assim que o Jazz encerrar a sua participação nos playoffs.

Publicidade

O novo treinador é um velho conhecido do time de Phoenix, pois já trabalhou como assistente técnico na franquia, entre 2008 e 2013. Além de Jazz e Suns, Kokoškov foi auxiliar em outras quatro equipes da liga: Orlando Magic (2015), Cleveland Cavaliers (2013/14), Detroit Pistons (2003/08) e Los Angeles Clippers (2000/03).

No Arizona, o treinador terá a dura missão de comandar um jovem time, em processo de reconstrução, que vem de desempenhos ruins nas últimas três temporadas e deverá passar por uma reformulação profunda nos próximos meses. McDonough já revelou publicamente que a franquia planeja ser agressiva nas trocas e no período de agência livre.

Publicidade

Por ter feito a pior campanha da temporada (21 vitórias e 61 derrotas), o Suns é a equipe com a maior chance (25%) de angariar a primeira escolha do draft deste ano. O detalhe é que Kokoškov conhece bem o jovem prodígio esloveno Luka Dončić, considerado um dos melhores prospectos de 2018, o que pode influenciar a escolha da franquia no recrutamento.

Outros nomes que chegaram a ser entrevistados pela direção do Suns foram Mike Budenholzer (ex-Atlanta Hawks), David Fizdale (ex-Memphis Grizzlies), Steve Clifford (ex-Charlotte Hornets), Frank Vogel (ex-Orlando Magic), James Borrego (assistente no San Antonio Spurs) e Jay Triano, que foi o técnico interino do time de Phoenix em grande parte desta temporada. Além disso, Jason Kidd (ex-Milwaukee Bucks), David Blatt (ex-Cleveland Cavaliers) e Vinny Del Negro (ex-Los Angeles Clippers) chegaram a ter conversas informais com os executivos da franquia.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários