O ex-pivô e campeão da NBA, Marc Gasol, anunciou a aposentadoria do basquetebol. Em vídeo publicado em suas redes sociais, nesta quarta-feira (31), o espanhol seguiu os passos do irmão Pau Gasol e se despediu do esporte, após 13 temporadas na liga norte-americana. Gasol, então, segue agora como presidente do Basquet Girona, clube que fundou em 2014.
“É o momento de me afastar e transmitir tudo o que o basquete me ensinou e me deu”, disse Gasol, na publicação. “Precisava fazer isso. Se eu continuasse jogando, poderia ter alguma consequência grave”, seguiu o ex-pivô.
Ainda no anúncio, o ídolo do Memphis Grizzlies afirmou que recebeu propostas para seguir no basquete. No entanto, após uma carreira de sucesso, quer agora se dedicar à família.
“As propostas tornaram a decisão mais difícil”. Mas tenho o desejo de ser um melhor pai, um melhor marido, um melhor amigo. Muitas vezes o basquete faz você se isolar e não estar presente como deveria”, finalizou.
Selecionado na 48ª posição do Draft da NBA de 2007, pelo Los Angeles Lakers, Gasol estreou na liga somente na temporada 2008/09. A estreia, aliás, aconteceu com a camisa do Grizzlies . Afinal, o ex-pivô foi envolvido em um negócio pelo seu irmão Pau, que anos depois seria campeão com a franquia angelina.
Leia mais!
- Damian Lillard sobre jogar em Portland com o Milwaukee Bucks: “Emocionante”
- Michael Porter: “Eu odiei quando o Nuggets me selecionou no Draft”
- Derrota para o Hawks aumenta crise no Lakers na NBA
Com o Grizzlies, então, Gasol fez história. Já na sua temporada de calouro, quebrou o recorde da franquia de aproveitamento de arremessos entre novatos, com 53%. Além disso, terminou com médias de 11.9 pontos e 7.4 pontos, que o garantiram na segunda seleção de novatos da NBA na temporada.
A partir daí, fez história com a camisa da franquia do Tenessee, sendo All-Star em três oportunidades, além de melhor defensor em 2012/13. É, também, o segundo maior cestinha da história da equipe, com 11.684. No entanto, passou longe de conquistar um título da NBA.
A conquista de um campeonato, aliás, aconteceu logo na temporada 2018/19, quando foi trocado para o Toronto Raptors. Como o pivô titular, fez parte do elenco que bateu o Golden State Warriors de Stephen Curry, Kevin Durant, Klay Thompson, Draymond Green e DeMarcus Cousins.
Por fim, ainda na NBA, passou pelo Los Angeles Lakers, antes de voltar a Espanha. No seu país natal, defendeu o Girona, que disputa a segunda divisão local. Assim, além de fundador do clube, também defendeu a equipe em quadra antes de encerrar a carreira.
Agora, com o anúncio de sua aposentadoria do basquete e da NBA, Marc Gasol deve ser homenageado pelo Grizzlies. A tendência é que a franquia retire o número 33, que usou durante toda sua passagem por Memphis.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA