Cameron Payne
Idade: 20 anos
Universidade: Murray State
Experiência: Sophomore
Posição: armador
Altura: 6’2’’ (1.88m)
Médias na temporada 2014-15: 20.2 pontos, 3.6 rebotes, 5.7 assistências, 1.9 roubo de bola, 0.5 toco, 2.5 erros no ataque, 45.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 37.7% de aproveitamento nas bolas de três pontos, 78.7%% de conversão nos lances livres, 32.2 minutos em quadra
Pontos fortes: armador veloz que combina bem sua ótima visão de quadra com a capacidade de pontuar, Payne é o único prospecto do recrutamento que teve médias de pelo menos 20 pontos e cinco assistências nesta temporada. Dono de um alto QI de basquete, ele é um passador inteligente, sendo responsável por 40% das assistências de sua equipe quando esteve em quadra. No setor ofensivo, Payne é excelente nas situações de pick-and-roll e tem como principais armas dois tipos de arremessos: o pull-up jumper e o floater. Sua mecânica de arremesso é elogiável (liberação rápida da bola e elevação). Além disso, seu arremesso de longa distância está em franca evolução. Apesar de ser canhoto, Payne tem um bom domínio de bola com a mão direita. Na defesa, ele tem agilidade e perspicácia necessárias para se destacar na antecipação de linhas de passe, além de ser um sólido marcador no um contra um.
Pontos fracos: Payne não é agressivo e nem tem a explosão necessária para atacar a cesta. Por isso, ele vai pouco para a linha do lance livre. Além disso, ele precisa ganhar força física, pois tem um corpo franzino para encarar a NBA. Payne tem que aprender a fazer passes simples com maior frequência e sua tomada de decisões pode melhorar (precisa dosar mais o ritmo em quadra). Por ser muito magro, ele foge do jogo físico e também tem dificuldades em marcar armadores nas situações de pick-and-roll. Muitos scouts ainda têm um pé atrás com relação a Payne, já que ele se destacou em um time limitado que não competiu contra rivais qualificados.
Comparações: George Hill (Indiana Pacers) e Devin Harris (Dallas Mavericks)
Projeção: entre as escolhas 14 e 25
Confira alguns lances de Cameron Payne
Legenda
– Sophomore (segundo ano universitário)
– Pull-up jumper: arremesso após o drible, em que o jogador puxa a bola de baixo para cima.
– Floater: arremesso em que o jogador se movimenta no ar, soltando a bola ainda na corrida, com uma só mão.