Campeã nacional na última temporada, a Universidade de Kentucky decepcionou em 2013. Os Wildcats não conseguiram nem mesmo ser convidados para o Torneio da NCAA (que reúne as 68 melhores equipes do país) e defender o título conquistado pelo time liderado por Anthony Davis e Michael Kidd-Gilchrist. Por isso, diferente de anos anteriores, os jovens talentos do elenco não parecem dispostos a deixar a instituição tão cedo.
Segundo DeWayne Peevy, porta-voz de Kentucky, os calouros Archie Goodwin, Alex Poythress e Willie Cauley-Stein disseram que pretendem retornar para mais uma temporada no basquete universitário. Apenas o pivô Nerlens Noel, que rompeu os ligamentos do joelho e não disputou a reta final da campanha, deverá entrar no draft da NBA. No entanto, Peevy também reforçou que os jogadores ainda podem mudar de opinião.
Para Goodwin, ele e seus companheiros de elenco precisam seguir na universidade para aprimorarem suas habilidades. “Eu não acho que estamos prontos para ir embora, devemos todos voltar por mais um ano”, avaliou. Poythress concordou com o ala-armador: “Temos que retornar e focar na próxima temporada, então vamos melhorar e ter um ano melhor em 2014”.
Cauley-Stein foi o mais enfático do trio e diz estar disposto a seguir em Kentucky para realizar um sonho. “Quero vencer um título nacional. Pode ser ano que vem, pode ser no outro, mas nunca conquistei um anel e não quero deixar a faculdade sem isso”, cravou o pivô, que assumiu a titularidade após a contusão de Noel.
Apesar da opinião dos prospectos, olheiros, agentes e o treinador John Calipari deverão aconselhá-los a deixar a universidade e entrar no recrutamento. Kentucky terá um grupo fortíssimo de novatos chegando ao campus ainda neste ano e a chance dos três se tornarem reservas no segundo semestre é considerada grande, o que abalaria suas projeções em futuros drafts. Atualmente, Goodwin, Poythress e Cauley-Stein são apontados como escolhas de primeira rodada certas (prováveis TOP 20).
Os Wildcats tiveram campanha de 21 vitórias e 12 derrotas nesta temporada, acabando como uma das principais equipes a não serem convidadas para o Torneio da NCAA. Relegados à disputa do NIT (National Invitational Tournament, uma espécie de “Torneio B”), eles foram surpreendidos na primeira rodada e perderam para a Universidade Robert Morris.