Caleb Martin faz história nos playoffs da NBA

Ala do Miami Heat brilhou na final do Leste contra o Boston Celtics

Caleb Martin playoffs NBA Fonte: Maddie Meyer / AFP

Caleb Martin é o herói improvável do Miami Heat nos playoffs da NBA. Desconhecido do grande público, o ala de 27 anos fez história na final do Leste. Nessa segunda-feira (29), o Heat bateu o Boston Celtics por 103 a 84 e se garantiu nas finais pela segunda vez em quatro temporadas.

No aguardado jogo 7 entre Miami e Boston, Martin fez a melhor atuação da carreira. Afinal foram 26 pontos e dez rebotes, em 45 minutos em quadra. Ou seja, alcançou o duplo-duplo em um duelo de vida ou morte.

Além disso, o ala converteu 11 dos 16 arremessos que tentou, incluindo quatro bolas de três pontos. Na série contra o Celtics, aliás, Martin angariou médias de 19,3 pontos e 6,4 rebotes. Assim, com a mão calibrada, obteve um aproveitamento de 60% nos arremessos de quadra e 49% no perímetro. O detalhe é que, na final do Leste, ele acertou mais bolas de três (22) que os astros Jayson Tatum e Jaylen Brown combinados (18).

Publicidade

De quebra, Martin conseguiu uma marca expressiva. Afinal, ele se tornou o jogador não selecionado no Draft a fazer o maior número de pontos (135) em uma final de conferência ou série das finais da liga. O recorde anterior pertencia a John Starks, ex-armador do New York Knicks, que anotou 124 pontos nas finais de 1994.

Publicidade

Martin também anotou 20 ou mais pontos em quatro partidas desta pós-temporada. Caleb Martin, portanto, entrou para a história dos playoffs da NBA.

Dessa forma, ele recebeu quatro dos nove votos para o prêmio de MVP das finais do Leste. O astro Jimmy Butler, por sua vez, teve cinco votos e ganhou o troféu Larry Bird. Ou seja, Martin ficou a apenas um voto de conquistar a honraria.

Leia Mais!

Ao final da partida, o técnico Erik Spoelstra rasgou elogios ao atleta. Entre outras coisas, o comandante do Heat destacou o espírito de luta e a personalidade de Martin.

Publicidade

Caleb é um competidor. Sem Tyler [Herro], precisávamos de ajuda. Então, nesses momentos, os coringas se revelam. Jogo 7, final da conferência. Isso não é para qualquer um. Você tem que competir até o último suspiro, como ele faz”, afirmou Spoelstra.

Carreira de Caleb Martin

Martin atuou por quatro temporadas no College. Foram duas temporadas por North Carolina State e outras duas por Nevada. No recrutamento de 2019, porém, o jogador não foi draftado por nenhuma equipe da NBA.

Publicidade

No entanto, Caleb e o irmão gêmeo Cody (pick 36 do mesmo recrutamento) assinaram contrato com o Charlotte Hornets. Só que, em agosto de 2021, o ala foi dispensado pelo Hornets. Já o irmão dele, no ano seguinte, acertou uma extensão de US$32 milhões por quatro temporadas com a equipe de Charlotte.

Posteriormente, Caleb Martin foi para a G League (Liga de Desenvolvimento), onde atuou por dois times: Greensboro Swarm e Sioux Falls Skyforce. Em setembro de 2021, após recomendação do rapper J Cole, ele assinou um contrato Two-Way com o Heat.

Publicidade

Caleb, então, aproveitou a oportunidade. Chamou a atenção da comissão técnica do time de Miami e, desse modo, na offseason passada, fechou uma extensão de US$20 milhões por três temporadas. Hoje, portanto, esse contrato parece uma pechincha para a franquia.

Contratos Two-Way

Essa modalidade contratual permite que cada time da NBA contrate até dois atletas com um vínculo flexível. Dessa forma, o jogador pode atuar tanto pela franquia principal quanto sua afiliada na G-League.

Publicidade

Além disso, o jogador tem um limite de 45 dias no total da temporada nos quais pode atuar pela franquia principal, devendo permanecer o restante na G-League. 

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários