Fenômeno do basquete feminino, a novata Caitlin Clark quebrou um recorde histórico na WNBA. Nessa quarta-feira (17), a jovem estrela deu 19 passes decisivos na derrota do Indiana Fever para o Dallas Wings por 101 a 93. Esse é o maior número de assistências em uma mesma partida da liga em todos os tempos. O recorde anterior pertencia a Courtney Vandersloot, que deu 18 assistências em um jogo do Chicago Sky justamente contra o Fever, em 2020.
O passe histórico de Clark ocorreu a pouco mais de dois minutos para o fim da partida. Além das 19 assistências, a novata anotou 24 pontos no duelo. Ou seja, alcançou o duplo-duplo. No entanto, ela não conseguiu evitar o revés do Fever.
Caitlin Clark precisou de apenas 26 jogos para derrubar o recorde de assistências na WNBA. Além disso, a armadora de 22 anos superou a marca de 400 pontos (445) e 200 assistências (213) na temporada. Nenhuma atleta da história da liga conseguiu o feito com essa quantidade de partidas. A lendária Sue Bird, por exemplo, precisou de 33 jogos.
Há quase duas semanas, Caitlin Clark se tornou a primeira novata a conseguir um triplo-duplo na WNBA. A marca histórica foi alcançada durante a vitória do Indiana Fever sobre o New York Liberty por 83 a 78. Diante da torcida de Indianápolis, a armadora terminou o jogo com 19 pontos, 13 assistências e 12 rebotes.
Um detalhe chamou a atenção no recorde da caloura. Clark, de 22 anos, usa o número 22 e fez o triplo-duplo em seu 22º jogo na WNBA. Além disso, esse foi o primeiro triplo-duplo da história do Fever. A franquia, aliás, iniciou suas atividades em 2000. Ou seja, há mais de duas décadas.
Leia mais sobre Caitlin Clark e a WNBA
- Caitlin Clark é a primeira novata a conseguir triplo-duplo na WNBA
- Estreia de Caitlin Clark rende maior audiência da WNBA em 23 anos
- Caitlin Clark fecha contrato com a Nike e valor surpreende
Durante sua carreira no basquete universitário, Clark conseguiu 17 triplos-duplos. E a universidade dela, Iowa, venceu todos esses 17 jogos. Em quatro temporadas no College, a armadora obteve médias de 28,4 pontos, 8,2 assistências e 7,1 rebotes. Também é a maior cestinha da história da NCAA, com 3.951 pontos. Desse modo, ela se tornou um fenômeno do esporte.
A expectativa para a chegada de Clark ao basquete profissional foi tanta que sua estreia rendeu a maior audiência da WNBA em 23 anos. Segundo a liga, cerca de 2,13 milhões de espectadores acompanharam a partida entre Indiana Fever e Connecticut Sun, no dia 14 de maio, pelos canais ESPN/ABC.
Mas, antes mesmo de atuar na WNBA, Clark fechou um contrato multimilionário com a Nike. De acordo com o The Wall Street Journal, o acordo com a fabricante de material esportivo é de US$28 milhões por oito anos. Ou seja, cerca de US$3,5 milhões por temporada.
Primeira escolha do Draft de 2024 da WNBA, Caitlin Clark tem médias de 17,1 pontos, 8,2 assistências (líder da liga) e 5,8 rebotes. Aos poucos, a jovem estrela vai se soltando em quadra e fazendo a diferença para o Fever. Por conta da armadora, a liga tem mais visibilidade e vem atraindo o interesse do público. Seja com ginásios lotados ou ótimas audiências na TV.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA