Torcida e elenco do Portland Trail Blazers receberam uma péssima notícia neste final de semana: o novato C.J. McCollum sofreu uma fratura no pé esquerdo em um choque com Wesley Matthews durante o treinamento deste sábado. A franquia confirmou que o jovem armador vai ter que passar por uma cirurgia no local e não tem data para estrear na NBA.
A situação do atleta de 22 anos preocupa porque a lesão é exatamente a mesma que ele sofreu no início da última temporada universitária. Na época, McCollum também teve que submeter-se a uma cirurgia e a recuperação era prevista em dois a três meses. Visando a inscrição no draft, porém, o calouro resolveu não se arriscar e ficou afastado pelo resto da campanha da Universidade Lehigh.
Elogiado por LaMarcus Aldridge, o armador estreante era cotado para ser o reserva natural das duas posições de armação ao lado do recém-contratado Mo Williams. Sua ausência deve abrir espaço para que o novato Allen Crabbe, o jovem Will Barton e o veterano Earl Watson sejam testados pelo técnico Terry Stotts.
Após quatro temporadas em Lehigh, McCollum foi selecionado pelo Blazers na 10ª posição do draft deste ano. Ele foi o segundo armador a ser escolhido no recrutamento, atrás apenas de Trey Burke. Em 111 partidas como atleta universitário, o jogador registrou médias de 21.3 pontos, 6.3 rebotes, 2.7 assistências em 32.9 minutos de ação.