As negociações de extensão contratual entre Luol Deng e o Chicago Bulls estão oficialmente finalizadas. De acordo com o empresário do ala, Herb Rudoy, a franquia desistiu de oferecer um novo vínculo ao seu cliente e impedir que teste o mercado como agente livre irrestrito em 2014. A princípio, o time ainda tem pleno interesse em acertar a renovação do contrato ao fim da próxima temporada.
“Eu fiquei surpreso com a decisão deles. Pensei que entraríamos em negociações mais sérias, mas foi assim que as coisas aconteceram. Agora, Luol definitivamente vai explorar o mercado como agente livre”, contou Rudoy ao repórter K.C. Johnson, do jornal Chicago Tribune. O ala de 28 anos, que foi alvo de rumores de troca nesta offseason, estará livre para negociar com outros times da liga em 1º de julho do ano que vem.
Caso LeBron James e Carmelo Anthony não utilizem as cláusulas de rescisão previstas em seus contratos, Deng seria visto como o melhor atleta da posição três disponível na agência livre irrestrita de 2014. A tendência é que seus principais concorrentes sejam Shawn Marion, Paul Pierce, Danny Granger e Rudy Gay (que também depende do exercício de cláusula de rescisão).
Neste momento, o titular do Bulls está treinando com um personal trainer no Havaí e deverá se reapresentar ao time para o início dos trabalhos de pré-temporada em duas semanas. Por não ter jogado pela seleção da Grã Bretanha nas férias, ele pôde descansar e recuperar-se da fratura no dedão e lesão nos ligamentos do pulso esquerdo que o limitaram durante a última temporada.
Selecionado na sétima posição do draft de 2004, Deng tem 614 partidas disputadas pelo Bulls. Na carreira, ele acumula médias de 16.0 pontos e 6.4 rebotes em 35.9 minutos, convertendo 46% de seus arremessos de quadra.