Um dos maiores ídolos dos torcedores do San Antonio Spurs partiu para o ataque contra Kawhi Leonard. Em entrevista à rádio SiriusXM, o ex-ala Bruce Bowen não poupou críticas ao astro e detonou sua decisão de pedir para ser negociado pela franquia. Ele julgou que a solicitação, baseada no imbróglio envolvendo o retorno de lesão do craque, foi completamente infundada e sem sentido.
“Eu acho que Kawhi só deu desculpas. Nada além de desculpas. Ele acredita que o time fez um diagnóstico errado da situação? Eles estão te pagando US$18 milhões por ano e você acha que querem colocá-lo em risco? Ele é a referência, o rosto da franquia, e está achando que querem prejudicá-lo? Estão de brincadeira comigo?”, disparou o ex-atleta, tricampeão da NBA pela equipe texana.
Múltiplos veículos especializados noticiam que o pedido de troca foi motivado pela quebra de confiança entre Leonard e a franquia. O ala sentiu-se traído pela forma como foi tratado, recebendo até críticas indiretas do técnico Gregg Popovich, após recusar-se a voltar ao time por insegurança física. Bowen não viu problemas com os comentários e crê que o jogador pode estar cercado de más influências.
“Não há nada demais no que foi dito. Eu acho que ele está sendo mal assessorado, isso sim. Kawhi sempre esteve protegido em San Antonio e pôde ascender na liga com o apoio de caras como Tim [Duncan], Tony [Parker] e Manu [Ginobili]. O que estamos vendo, hoje, é um indivíduo que está recebendo um volume considerável de conselhos ruins”, resumiu o icônico marcador.
Mas, para Bowen, os problemas vão além de más decisões e um estafe prejudicial. O ex-ala não gostou nada de saber, por exemplo, que Leonard preferiu viajar até Nova Iorque (e ficou na cidade por vários dias) enquanto o Spurs enfrentava uma dificílima série de playoffs contra o Golden State Warriors. Ele diagnostica falta de compromisso no comportamento do jogador de 26 anos.
“Se sou o líder de um time e vamos disputar os playoffs, eu estou com o elenco e viajo para onde forem. Tudo gira em torno desse tipo de camaradagem, irmandade. Quando Kawhi não fez isso, sirenes e alarmes soaram para mim. Ele realmente está investido nos objetivos da equipe? Eu não quero um atleta sem essa disposição ao meu lado”, concluiu Bowen, eleito para oito quintetos ideais de defesa da NBA.