Joe Biden garante: “Brittney Griner está livre da prisão na Rússia”

A bicampeã olímpica pelos EUA estava presa desde março na Rússia

Brittney Griner Biden prisão Fonte: Michael Gonzales / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (8) que a jogadora da WNBA, Brittney Griner, está livre da prisão na Rússia. O chefe de Estado confirmou que a atleta já está solta e sob custódia de autoridades americanas. Assim, está em um avião a caminho dos EUA.

“Ela está segura. Está em um avião voltando para casa depois de meses sendo detida injustamente na Rússia. Mantida sob circunstâncias intoleráveis. Este é um dia pelo qual trabalhamos há muito tempo. Nunca paramos de pressionar por sua libertação”, declarou o presidente americano.

Publicidade

Acompanhado da esposa de Griner, Cherelle, Biden falou com a jogadora ao telefone no Salão Oval. Em um discurso da Casa Branca, o presidente americano disse que “estes últimos meses foram um inferno para Brittney”.

Para libertar Brittney Griner da prisão, Biden realizou uma troca inédita de prisioneiros entre Rússa e EUA. O governo americano, afinal, concedeu liberdade a Vikor Bout. Ele é considerado um dos maiores traficantes de armas do mundo. De acordo com agências de notícias russa, a troca ocorreu no aeroporto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Publicidade

Leia mais!

A bicampeã olímpica estava presa desde março. Ela foi acusada de porte ilegal de óleo de cannabis ao entrar no aeroporto de Moscou. Griner, portanto, foi condenada a nove anos de prisão. O governo dos EUA, em síntese, chamou a decisão de “arbitrária”. Desde a condenação, aliás, representantes dos dois países entraram em negociação.

No início de julho, então, Griner se declarou culpada. No entanto, negou que foi de forma intencional. A declaração ocorreu quando a pivô escreveu uma carta a Joe Biden. Nela, a jogadora também pediu mais que os esforços para sua libertação fossem intensificados.

Publicidade

Vale lembrar que o produto derivado de maconha é legal nos EUA, mas é proibido em território russo. Assim, logo que chegou ao país, o serviço alfandegário abriu um um processo criminal. A jogadora foi detida devido ao “transporte em larga escala de drogas”.

“Estou sentada aqui, numa prisão da Rússia. Estou sozinha com meus pensamentos e sem a proteção da minha esposa, família, amigos, o uniforme olímpico ou qualquer conquista. Então, estou aterrorizada porque posso ficar aqui para sempre”, escreveu Brittney.

Publicidade

Por fim, a comissária da WNBA, Cathy Engelbert, emitiu um comunicado comemorando a libertação da jogadora.

“Não houve um dia nos últimos dez meses que não tivemos Brittney Griner em nossas mentes e em nossos corações. Agora, isso se transformou em uma onda coletiva de alegria e alívio. Pois ela logo se reunirá com a família, jogadoras da WNBA e seus amigos”, escreveu Engelbert.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários