#BrazilianWeek – Edição 2

Acompanhe a semana dos brasileiros na NBA no Jumper Brasil

Fonte: Acompanhe a semana dos brasileiros na NBA no Jumper Brasil

A partir desta semana, o Jumper Brasil volta a dedicar uma coluna especificamente aos jogadores brasileiros na NBA. Nosso articulista Gabriel Farias vai trazer as estatísticas da semana, analisar desempenhos e ranquear os jogadores ao longo da temporada, sempre às segundas-feiras. Este vai ser nosso ponto de encontro para discutir os nove representantes do país na maior liga de basquete do planeta.

Enriqueçam da discussão e deixem suas sugestões nos comentários para que possamos melhorar cada vez mais esse novo espaço do site. Então, segue nosso segundo #BrazilianWeek:

#1 Raul Neto (Armador, Utah Jazz)

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=8k4g4W7rxoc

Médias na semana: Sete pontos, 2.7 assistências, 1.3 rebotes e 61% de aproveitamento nos arremessos em 20 minutos por partida.
Médias na temporada: 6.2 pontos, 2.5 assistências, 1.5 rebotes e 43% de aproveitamento nos arremessos em 20 minutos por partida.

Publicidade

Único brasileiro titular no momento, Raulzinho teve a sua melhor partida em pontos na temporada nesta semana, contra o Boston Celtics. Na vitória por 111 a 93, o armador anotou 15 pontos e terminou o jogo com aproveitamento perfeito nos arremessos. Porém, o brasileiro sofreu na partida deste domingo contra o forte perímetro do Portland Trail Blazers, e o recém-contratado Shelvin Mack emergiu como real concorrente à titularidade de Neto para a sequência da temporada.

#2 Nenê Hilário (Ala-pivô, Washington Wizards)

Médias na semana: Oito pontos, quatro rebotes, duas assistências e 57% de aproveitamento nos arremessos em 18 minutos.
Médias na temporada: 8.7 pontos, 4.3 rebotes, 1.5 assistências e 54% de aproveitamento nos arremessos em 19 minutos.

Publicidade

Após começar a temporada com um papel reduzido na rotação do técnico Randy Wittman, Nenê conseguiu provar o seu valor para equipe antes do All-Star Game. As três partidas em três noites nesta semana ajudaram o brasileiro a manter seu volume de jogo mesmo com a contratação de Markieff Morris. Contra o Utah Jazz, Nenê anotou 16 pontos, segunda melhor marca na temporada. A partir desta semana, Morris ganhará mais minutos, e Nenê deve retornar ao papel de reserva imediato do pivô Marcin Gortat.

#3 Leandro Barbosa (Ala-armador, Golden State Warriors)

Médias na semana: 3.5 pontos, 0.5 rebotes, 0.5 assistências e 22% de aproveitamento nos arremessos em 16 minutos.
Médias na temporada: 6.4 pontos, 1.5 rebotes, 1.4 assistências e 44% de aproveitamento nos arremessos em 15 minutos.

Publicidade

O retorno de Leandrinho após o All-Star Weekend ficou abaixo de seu nível médio na atual campanha. O brasileiro teve dificuldades contra Portland Trail Blazers e Los Angeles Clippers, e perdeu um pouco de espaço para o ala Brandon Rush. Mesmo com o extenso garbage time no último quarto contra o Trail Blazers, Leandrinho teve seu segundo pior índice de acerto nos arremessos em uma partida da temporada 2015-16.

#4 Cristiano Felício (Ala-pivô, Chicago Bulls)

https://www.youtube.com/watch?v=R7kK5VRF3hw

Médias na semana: Três pontos, 2.7 rebotes, 1.3 assistências e 75% de aproveitamento nos arremessos em sete minutos.
Médias na temporada: 1.2 pontos, 0.9 rebotes, 0.8 assistências e 66% de aproveitamento nos arremessos em quatro minutos.

Publicidade

Cristiano Felício foi a grande surpresa entre os brasileiros na última semana da NBA. Após manter seus quatro minutos contra o Cleveland Cavaliers, o brasileiro foi peça fundamental na apertada vitória do Chicago Bulls contra o Toronto Raptors. Felício atuou por 14 minutos, com oito pontos, três rebotes e três assistências. Enquanto manteve o brasileiro em quadra, o Bulls venceu a franquia canadense por 13 pontos. Ainda assim, Felício jogou por apenas quatro minutos na partida seguinte, e seus minutos em quadra estão diretamente ligados às saídas de Paul Gasol, Taj Gibson, Bobby Portis e Doug McDermott, seja por lesão ou problema com faltas.

#5 Marcelinho Huertas (Armador, Los Angeles Lakers)

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 2.7 pontos, 2.4 assistências, 1.3 rebotes e 39% de aproveitamento nos arremessos em 11 minutos.

Marcelinho Huertas continua fora da rotação do técnico Byron Scott no Los Angeles Lakers. O tour de despedida para Kobe Bryant e a necessidade de minutos para a jovem dupla D’Angelo Russell e Jordan Clarkson impossibilitam a entrada de Huertas em quadra. Já são sete partidas consecutivas sem sair do banco de reservas, situação que não deve mudar até o final da temporada.

Publicidade

#6 Anderson Varejão (Pivô, Cleveland Cavaliers)

Publicidade

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 2.6 pontos, 2.9 rebotes, 0.6 assistências e 42% de aproveitamento nos arremessos em dez minutos.

Se dentro das quadras a última semana de Anderson Varejão não existiu, os acontecimentos longe das quadras foram um marco na carreira do brasileiro. Após 12 anos e 591 jogos de temporada regular, Varejão foi negociado pelo Cleveland Cavaliers para o Portland Trail Blazers. Dispensado pela franquia de Oregon, o brasileiro acertou com o atual campeão Golden State Warriors. Varejão ficará atrás de Andrew Bogut e Festus Ezeli na rotação do técnico Steve Kerr, mas com ambos os pivôs lidando com problemas físicos, o brasileiro pode encontrar mais minutos em Oakland que em Ohio.

Publicidade

#7 Tiago Splitter (Pivô, Atlanta Hawks)

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 5.6 pontos, 3.3 rebotes, 0.8 assistências e 52% de aproveitamento nos arremessos em 16 minutos.

Provavelmente, uma das semanas mais duras da carreira de Tiago Splitter. Após seis ausências consecutivas antes da parada para o All-Star Game, Splitter decidiu operar o quadril, e a cirurgia deixará o brasileiro fora das quadras por oito meses. Além de perder o restante da temporada do Atlanta Hawks, Splitter também está fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Publicidade

#8 Lucas Nogueira (Pivô, Toronto Raptors)

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 2.6 pontos, 1.4 rebotes, 0.5 roubos de bola e 69% de aproveitamento nos arremessos em sete minutos.

Lucas “Bebê” foi relacionado para as duas partidas do Toronto Raptors após o fim de semana das Estrelas, mas continuou sem entrar em quadra. Importante na ausência do titular Jonas Valanciunas, Lucas só atuou em sete das 23 partidas possíveis desde a volta do pivô lituano.

Publicidade

#9 Bruno Cabloco (Ala, Toronto Raptors)

Publicidade

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: Zero pontos, 0.3 rebotes e 0.3 roubos de bola em um minuto por partida.

Até aqui, a temporada 2015-16 de Bruno Caboclo se resume a atuações na D-League e cortes entre os relacionados para as partidas do Toronto Raptors. Nesta semana, o brasileiro atuou uma vez pelo Raptors 905, sendo o destaque da equipe com 21 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra em 33 minutos.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários