Todas às segundas-feiras, Jumper Brasil dedica uma coluna especificamente aos jogadores brasileiros na NBA. Nosso articulista Gabriel Farias vai trazer as estatísticas da semana, analisar desempenhos e ranquear os jogadores ao longo da temporada. Este é o nosso ponto de encontro para discutir os nove representantes do país na maior liga de basquete do planeta.
Enriqueçam a discussão e deixem suas sugestões nos comentários para que possamos melhorar cada vez mais esse novo espaço do site. Então, segue nosso 17º #BrazilianWeek da temporada 2016-17:
#1 Nenê Hilário (Ala-pivô, Houston Rockets)
Médias na semana: 12 pontos, cinco rebotes, uma assistência e 57% de aproveitamento nos arremessos em dois jogos
Médias na temporada: 8.7 pontos, 4.1 rebotes e 61% de aproveitamento nos arremessos em 58 jogos
Poupado em uma das três partidas do Houston Rockets na semana, Nenê continua aumentando seus números desde as últimas mudanças do técnico Mike D’Antoni. Desde o All-Star Break, Nenê superou a marca de dez pontos em sete dos dez jogos, com 63% de aproveitamento nos arremessos.
#2 Lucas Nogueira (Pivô, Toronto Raptors)
Médias na semana: Zero pontos, 1.3 rebotes e um toco em três jogos
Médias na temporada: 4.7 pontos, 4.4 rebotes, 1.7 tocos e 67% de aproveitamento nos arremessos em 51 jogos
Com três partidas definidas por pelo menos 21 pontos diferença, Lucas Bebê retornou às quadras após seis partidas consecutivas sem sair do banco de reservas. Limitado ao garbage time, o antigo titular do Raptors não anotou pontos, mas conseguiu um toco em cada um dos três jogos. Agora, o brasileiro tem pelo menos um toco em 48 dos 54 jogos disputados na temporada 2016-17.
#3 Cristiano Felício (Ala-pivô, Chicago Bulls)
Médias na semana: Dois pontos, 3.3 rebotes, uma assistência e 80% de aproveitamento nos arremessos em quatro jogos
Médias na temporada: 4.9 pontos, 4.8 rebotes e 57% de aproveitamento nos arremessos em 61 jogos
Preso nas dúvidas de rotação do técnico Fred Hoiberg, Felício teve uma semana abaixo com apenas oito pontos, 13 rebotes e um toco nas quatro partidas Chicago Bulls na semana. Seus minutos em quadra variaram de apenas seis contra o Washington Wizards para 24 na derrota para o Memphis Grizzlies. Na vitória contra o Charlotte Hornets, o Bulls anotou 22 pontos a mais que o adversário com Felício em quadra, maior plus-minus da carreira do pivô.
#4 Leandro Barbosa (Ala-armador, Phoenix Suns)
Médias na semana: Quatro pontos, dois rebotes, uma assistência e 33% de aproveitamento nos arremessos em um jogos
Médias na temporada: Seis pontos, 1.4 rebotes, 1.2 assistências e 44% de aproveitamento nos arremessos em 64 jogos
Com um problema de saúde não divulgado pelo Phoenix Suns, Leandrinho jogou apenas nove minutos na última semana. Apesar do pouco tempo de quadra, o brasileiro foi muito utilizado no ataque, arremessando seis vezes nesse período.
#5 Raul Neto (Armador, Utah Jazz)
Médias na semana: Zero pontos, zero rebotes e zero assistências em um jogo
Médias na temporada: 2.3 pontos, 0.6 rebotes, 0.7 assistências e 44% de aproveitamento nos arremessos em 35 jogos
Após uma semana com média de 16 minutos por partida, Raulzinho atuou apenas na larga vitória do Utah Jazz contra o Detroit Pistons. Apesar dos sete minutos em quadra, o armador falhou em registrar qualquer estatística, errando suas duas tentativas de arremesso.
#6 Bruno Caboclo (Ala, Toronto Raptors)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 0.4 pontos, 0.8 rebotes, 0.4 assistências e 20% de aproveitamento nos arremessos em oito jogos
Bruno Caboclo teve médias de 11.5 pontos, seis rebotes, 1.5 assistências, um roubo de bola, um toco e 53% de aproveitamento nos arremessos de quadra considerando suas duas aparições pelo Toronto 905 na semana. O brasileiro teve uma de suas melhores atuações na atual campanha da D-League contra o Long Island Nets, quando marcou 16 pontos, pegou sete rebotes e acertou seis de seus oito arremessos de quadra.
#7 Tiago Splitter (Ala-pivô, Philadelphia 76ers)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: Não atuou
Tiago Splitter se aproxima cada vez mais do retorno às quadras. Fora da NBA durante toda a temporada, o brasileiro pode ser enviado à D-League pelo Philadelphia 76ers neste mês. De acordo com o técnico Brett Brown, Splitter está completamente recuperado da lesão na panturrilha, mas o longo período afastado impede que o ex-jogador do Atlanta Hawks atue na NBA.
#8 Marcelinho Huertas (Armador, Agente Livre)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 2.7 pontos, um rebote, 2.3 assistências e 36% de aproveitamento nos arremessos em 23 jogos
Dispensado pelo Houston Rockets após a trade deadline, Marcelinho Huertas não tem seu nome especulado na NBA e deve acertar com uma franquia até a agência livre.
#9 Anderson Varejão (Pivô, Agente Livre)
Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 1.3 pontos, 1.9 rebotes, 0.7 assistências e 35% de aproveitamento nos arremessos em 14 jogos
Dispensado pelo Golden State Warriors, Anderson Varejão continua sem contrato para o restante da temporada 2016-17. Longe do auge físico e da qualidade defensiva mostrada no início da década, o pivô brasileiro não deve ser contatado até a próxima agência livre.