Seja bem-vindo ao Brazilian Week. Aqui, analisaremos as atuações dos cinco representantes brasileiros na NBA semanalmente, com atualizações às quartas-feiras. Os jogadores estão em uma ordem definida de acordo com o desempenho na atual temporada.
Segue abaixo o retrato dos últimos sete dias (27 de dezembro a 2 de janeiro) dos brasileiros da NBA. Deixe nos comentários sua sugestão de como podemos melhorar este artigo.
#1 Nenê Hilário (pivô, Houston Rockets)
Médias na semana: oito pontos, três rebotes e uma roubada de bola com 67% de aproveitamento nos arremessos em dois jogos
Médias na temporada: 7.3 pontos e 3.2 rebotes com 61% de aproveitamento nos arremessos em 26 jogos
Nenê atuou em dois dos três jogos do Houston Rockets na semana, sendo ausência contra o ex-time Washington Wizards por uma razão não revelada. Voltou a ser titular contra o Boston Celtics, atuando por quase 20 minutos e somando dez pontos, quatro rebotes e duas roubadas de bola. Já contra o Los Angeles Lakers, com a volta de Clint Capela, o pivô registrou apenas seis minutos de quadra, sua menor marca na temporada. Mesmo assim, conseguiu anotar seis pontos e apanhar dois rebotes, em um jogo decidido após duas prorrogações. Seus companheiros de time, o recém-chegado Gerald Green e o pivô Tarik Black, vêm adquirindo bons minutos nos últimos jogos, podendo atrapalhar o brasileiro futuramente.
#2 Raul Neto (armador, Utah Jazz)
Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 4.9 pontos, 1.9 assistências e 1.4 rebotes com 46% de aproveitamento nos arremessos de três pontos em 16 jogos
O que já estava ruim ficou pior para Raul. O armador do Utah Jazz, que já vinha sendo desfalque com uma concussão, teve constatada outra lesão, agora no osso do joelho esquerdo. As duas ocorreram no mesmo lance, contra o Milwaukee Bucks no dia 9 de dezembro. Sem previsão de volta, o brasileiro já soma 11 jogos seguidos como ausência.
#3 Lucas Nogueira (pivô, Toronto Raptors)
Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 3.9 pontos, 2.7 rebotes e 1.2 tocos com 60% de aproveitamento nos arremessos em 17 jogos
Livre de lesões, Lucas voltou a atuar pelo Toronto Raptors. Entrando em quadra em dois dos três jogos da equipe na semana, o pivô somou oito pontos, três rebotes, dois tocos, duas roubadas de bola e uma assistência em 11 minutos totais. Por opção do técnico, não atuou na apertada vitória sobre o Milwaukee Bucks.
#4 Cristiano Felício (pivô, Chicago Bulls)
Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 3.8 pontos e 2.7 rebotes com 62% de aproveitamento nos arremessos em 23 jogos
Como já era esperado, o Chicago Bulls enviou Felício na última quinta-feira à sua franquia na G-League (liga de desenvolvimento na NBA), o Windy City Bulls. Após disputar um jogo no mesmo dia e terminar com 22 pontos, 14 rebotes, quatro assistências, três tocos e três roubadas de bola em 33 minutos, foi chamado de volta na sexta-feira, mas na noite de ontem foi reenviado ao afiliado. Disputando posição com Lauri Markkanen, Nikola Mirotic, Robin Lopez e Bobby Portis, o brasileiro atuou em apenas três dos últimos 15 jogos do time. A expectativa é de que ele seja chamado novamente de volta em breve.
#5 Bruno Caboclo (ala, Toronto Raptors)
Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 0.5 rebotes, 0.5 assistências e 0.5 roubadas de bola em dois jogos
Na G-League, atuando pelo Raptors 905, Caboclo fez quatro jogos na semana. Suas médias foram de 14.3 pontos, 7.3 rebotes, 1.5 roubadas de bola e 1.3 tocos em 28 minutos, ficando bem próximo de suas médias habituais.







