Veja os brasileiros que vão disputar a Summer League da NBA em 2023

Torneio de verão terá a participação de três jogadores do Brasil

brasileiros summer league nba Fonte: Jeff Bottari / AFP

A Summer League da NBA começa na segunda-feira (3), com o California Classic, em Sacramento, e contará com a participação de três brasileiros. O torneio de verão serve para dar espaço para jovens promessas na liga, reunindo sobretudo, nomes selecionados no Draft e outros atletas que não ganharam uma chance no recrutamento.

Na edição de 2023 da Summer League da NBA, três brasileiros foram confirmados. São eles: o ala Gui Santos pelo Golden State Warriors, o armador Yago Mateus pelo Chicago Bulls, o ala-pivô Márcio Santos pelo Atlanta Hawks . Por fim, o ala-pivô Mãozinha disputaria pelo Detroit Pistons, mas seu nome não apareceu na lista oficial da franquia.

Publicidade

O torneio deste ano terá menos jogadores do Brasil, em comparação com 2022. Isso porque, no último ano, a competição contou com cinco jogadores brasileiros.

Gui Santos

O único atleta que atuará pela segunda vez seguida, aliás, é Gui Santos. O jovem de 21 anos tem 1.98 metro de altura e pesa 83 quilos. Ele foi selecionado no último Draft, na 55ª posição, pelo Warriors.

Publicidade

Assim, foi experimentado já nos seus primeiros meses nos Estados Unidos. Como resultado, foi bem. Afinal, foram sete partidas disputadas, sendo três como titular com médias de 21.9 minutos em quadra, 10.8 pontos, 3.2 rebotes, 1.5 assistência, além de 38.1% de aproveitamento nas bolas de três pontos.

No entanto, o ex-jogador do Minas, não teve oportunidades no time de Steve Kerr e passou 2022/23 pelo Santa Cruz Warriors, equipe afiliada da G League. Na liga de desenvolvimento, obteve médias de 12.7 pontos, seis rebotes e 33% em bolas de três.

Publicidade

Leia mais!

Yago Mateus

O MVP das Finais da liga alemã também estará no torneio de verão americano. Yago Mateus foi destaque do Ratiopharm Ulm no título inédito da equipe. Ele obteve médias de 15 pontos e 5.7 assistências. Então, o Bulls o convidou para fazer testes na Summer League. Aos 24 anos, o armador considera essa oportunidade a realização de um sonho em sua carreira.

“Estou muito feliz e contente, antes de tudo, com essa oportunidade em vestir uma camisa com tanta história como a do Bulls. Venho de uma temporada incrível, onde pude ser campeão e ‘MVP’, mas o mais importante foi poder evoluir o meu jogo, estou mais maduro, mais forte física e mentalmente para passar por momentos como esse. Não haveria momento melhor para isso, estou jogando o meu melhor basquete e muito animado para essa Summer League”, disse Yago ao saber de sua “convocação”.

Publicidade

No Brasil, o atleta de 1.75 metro e 70 quilos, vestiu as camisas do Paulistano e Flamengo. Ele também é nome constante na seleção e, em muitos jogos, atua como titular.

Márcio Santos

Da mesma forma, Márcio ganhou uma chance pelo Hawks. O jogador de 20 anos ganhou a “tríplice coroa” com o Sesi Franca em 2022/23. Vindo do banco, foi campeão do Campeonato Paulista, do NBB e a Basketball Champions League Américas. Então, se inscreveu no último Draft da NBA, mas não foi selecionado por nenhuma franquia.

Publicidade

Mas, o ala-pivô fez testes por Brooklyn Nets, Charlotte Hornets e Orlando Magic, além do Hawks. Atlanta gostou do seu desempenho nos treinamentos. Portanto, terá a chance de se provar mesmo não sendo selecionado no recrutamento.

Na última temporada, o atleta de 2.03 metros e 96 quilos, registrou médias de 8.8 pontos e 4.5 rebotes em 19.1 minutos em quadra por Franca.

Mãozinha

Por fim, um dos destaques do Corinthians no NBB também disputaria o torneio de verão. No entanto, apesar de ser um nome cotado por Detroit, ele não entrou na lista oficial da franquia para o campeonato.

Publicidade

Mãozinha, aos 22 anos, participou de sua terceira temporada pelo NBB. Na última campanha, aliás, foi um dos destaques do seu time e da posição. Isso porque foi o atleta com maior média de rebotes (9.8 por jogo) no torneio nacional.

Vale lembrar que Mãozinha teve um ótimo ano pelo time paulista. Ele concorreu ao prêmio de jogador com maior evolução e melhor pivô da temporada. No melhor ano de sua carreira, também teve o privilégio de ser capitão de um dos quatro times do Jogo das Estrelas do NBB.

Publicidade

Os ótimos números de Mãozinha na campanha 2022/23 o levarão à disputa da Summer League pelo Pistons. Afinal, em 32 partidas, obteve médias de 11.2 pontos, 9.8 rebotes e 65.2% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

O jogador tem 1.98 metro de altura e pesa 88 quilos. Na temporada passada do Novo Basquete Brasil, também faturou o prêmio de Destaque Jovem do torneio.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários