Brasileiros garantem vaga nas finais da NBA pelo quarto ano consecutivo

Última final sem qualquer representante do Brasil aconteceu em 2012, quando Heat e Thunder se enfrentaram

Fonte: Última final sem qualquer representante do Brasil aconteceu em 2012, quando Heat e Thunder se enfrentaram

O basquete brasileiro estará representado nas finais da NBA pelo quarto ano consecutivo após o título do Golden State Warriors na conferência Oeste. Assim como em 2015, o ala Leandro Barbosa e o pivô Anderson Varejão disputarão a série decisiva da liga norte-americana, desta vez, como companheiros.

Varejão foi o primeiro brasileiro a disputar as finais da NBA em 2007, com a camisa do Cleveland Cavaliers. Na ocasião, o pivô foi derrotado pelo San Antonio Spurs por 4 a 0 e não teve outra oportunidade de vencer até a campanha passada, quando perdeu o título para o Warriors.

Publicidade

Após Varejão, o basquete brasileiro ficou seis anos sem participar das finais, até que o também pivô Tiago Splitter encontrou o caminho em duas oportunidades consecutivas com o San Antonio Spurs. O brasileiro não conseguiu o título na primeira chance, mas entrou para a história do esporte nacional um ano mais tarde, quando bateu o Miami Heat por 4 a 1, com direito a um toco espetacular em Dwayne Wade. Splitter foi peça fundamental do Spurs durante toda a pós-temporada, com médias de 7.5 pontos, 6.1 rebotes e 61% de aproveitamento nos arremessos de quadra em 22 minutos.

Leandrinho se tornou o terceiro brasileiro a participar das finais da NBA na temporada passada. Contratado pelo Golden State Warriors em 2014, o ala fez parte da campanha de 67 vitórias e 15 derrotas, com médias de 7.1 pontos e aproveitamento de 47% nos arremessos de quadra. Na busca pelo título, Leandrinho foi o oitavo jogador do elenco com mais minutos nos playoffs e chegou a anotar 13 pontos na quinta partida.

Publicidade

Se o Golden State Warriors conquistar o bicampeonato, Leandrinho será o primeiro brasileiro a vencer a NBA em duas oportunidades, e Varejão será o terceiro com um anel de campeão. Além disso, o Brasil terá pelo menos um campeão pela terceira temporada consecutiva.

Últimas Notícias

Comentários