Público do Brasil está bem servido com as transmissões da NBA na TV

Com diversas opções, é possível assistir basquete todos os dias no país

Brasil TV transmissões NBA Fonte: MATTHEW STOCKMAN / AFP

Se tem uma coisa que não podemos reclamar mais é sobre a quantidade de jogos a cada temporada. Hoje, o público do Brasil está muito bem servido com as transmissões da NBA na TV ou no Youtube. São quatro canais, sendo três deles pagos, além de serviços de streaming e, assim, é possível acompanhar basquete todos os dias.

ESPN

O mais tradicional canal com transmissões da NBA para a TV no Brasil é a ESPN. Desde os tempos em que era conhecido como ESPN Internacional, vários grandes narradores passaram por lá, como Ivan Zimmerman, Everaldo Marques e Rômulo Mendonça. No entanto, nenhum dos três segue por lá.

Enquanto Zimmerman deixou o canal em meados dos anos 2000, Everaldo assumiu a titularidade e, por lá, ficou durante 15 anos. Então, Mendonça surgiu em fevereiro de 2011. Em pouco tempo, passou a dividir as narrações com Marques. Só que, agora, ele foi para o Amazon Prime Video.

Publicidade

Hoje, quem comanda é Ari Aguiar. E, apesar de estar na ESPN há muitos anos, só agora se tornou o número 1 do esporte, até por narrar outras modalidades. E ele vem mandando muito, mas muito bem. Além de ser extremamente carismático, ele se comunica bem com quem está acompanhando.

Publicidade

E sua parceria com Guilherme Giovannoni é de tirar o chapéu. Apesar de termos várias boas duplas hoje no Brasil, a sintonia dos dois é incrível. Giovannoni, ex-jogador da seleção brasileira, é bastante técnico. Então, tudo fica muito mais simples quando ele explica qualquer jogada.

Além deles, a ESPN conta com grandes nomes como Zé Boquinha, Helen Luz e Eduardo Agra nos comentários, e Matheus Suman, Vinicius Moura, Hamilton Rodrigues e Milla Garcia na narração.

SporTV

O SporTV começou com as transmissões da NBA na TV para o Brasil em 2015, com Roby Porto (agora, no Amazon Prime) na narração. Hoje, no entanto, quem está por lá é Everaldo Marques, que marcou época na ESPN. Mas não é sempre que Everaldo narra NBA. Atualmente, ele faz outros eventos, como futebol e vôlei, por exemplo.

Publicidade

Enquanto isso, nos comentários, estão os ótimos Marcelinho Machado e Pedro Maia.

Apesar de existir uma recente tradição na NBA, o SporTV quase ficou fora da atual temporada. Entretanto, um acordo feito quando a campanha estava começando, permitiu que o canal do Grupo Globo seguisse transmitindo.

Publicidade

Amazon Prime Video

Novidade em 2022/23, o Amazon Prime Video chegou fazendo estragos. Primeiro, com uma boa equipe de transmissão, tem Rômulo Mendononça, Roby Porto, Marcelo Gomes e Estevan Ciccone  para a narração. Enquanto isso, nos comentários, estão Ricardo Bulgarelli, Alana Ambrósio, Vavo Mantovani e Caio Teixeira.

Estrelas da ESPN, Bulgarelli (desde 2015) e Alana (desde 2017) comentam NBA no Amazon Prime Video. Até a última temporada, eles faziam transmissões, também, para o canal da NBA Brasil no Youtube. O mesmo acontecia com Porto, Gomes, Mantovani, Ciccone e Teixeira.

Publicidade

Então, para reforçar o grupo, chegou Mendonça, que deixou a ESPN no início da temporada. No canal do grupo Disney, o narrador ficou por 12 anos, onde se tornou a principal voz do basquete. No entanto, por conta do contrato de exclusividade, ele optou por sair e fechou com o Amazon Prime.

Leia mais

Nas finais da Conferência Leste, Rômulo e Bulga foram para os EUA e fazem os jogos in loco. Uma cobertura absolutamente incrível. Mendonça não é apenas narrador comum. Ele realmente entende do jogo, conhece a história da NBA e usa tudo isso em suas transmissões. Enquanto isso, seus famosos bordões deixam o jogo ainda mais interessante, especialmente por serem inusitados.

Publicidade

Bulgarelli era um pedido antigo dos fãs da NBA. Após uma ótima passagem pelo Sports Plus, entre 2012 e 2015, ele chegou para fazer parte do time da ESPN. Estudioso e amante de basquete, ele chama a atenção pela profundidade de seu conhecimento sobre o esporte. É verdade que ele vai bem com qualquer narrador, mas com Rômulo, o nível cresce ainda mais. Existe uma química.

TNT

A TNT segue transmitindo NBA para o Brasil. Fernando Medeiros, Marcílio Gabriel e Janeth Arcain são os comentaristas, enquanto o ótimo Octavio Neto narra.

Publicidade

Nos anos 90, o canal dividia os jogos com a ESPN, mas após mudanças nos direitos para o Brasil, só retornou recentemente. Primeiro, via Youtube, onde conquistou mais adeptos. Depois, na grade da TV.

Band

Se a ESPN é pioneira na TV fechada, a Band iniciou tudo no Brasil com a TV aberta, no início dos anos 90. E era sensacional ter jogos às sextas-feiras com Luciano do Valle e Álvaro José. Hoje, Ivan Bruno narra, com comentários de Danilo Castro, Eduardo Barão e, claro, de Álvaro.

Publicidade

Gaules

Embora seja uma transmissão um pouco diferente da tradicional, com Gaules a NBA atinge um novo público.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários