França 89 x 72 Brasil
A seleção feminina de basquete foi superada pela França, vice-campeã europeia, na segunda rodada do Pré-Olímpico de Bourges, cidade francesa, neste sábado, por 89 a 72. Mesmo com a segunda derrota na competição, o Brasil segue na briga por um lugar nas Olimpíadas de Tóquio 2020, já que três dos quatro times da disputa avançam.
Neste domingo, às 10h (horário de Brasília), a equipe de José Neto encara a Austrália, que mais cedo venceu Porto Rico por 100 a 74, na mesma arena. Uma vitória por qualquer placar classifica o Brasil para os Jogos Olímpicos.
Cerca de quatro mil pessoas lotaram o Palais Des Sports du Prado e viram de perto a classificação francesa para Tóquio 2020. Usando a velocidade de transição e com a mão calibrada, a França dificultou as ações das brasileiras, que buscaram o placar o tempo inteiro. No terceiro período, o Brasil chegou a trazer a diferença para quatro pontos, mas a França se reorganizou e voltou a abrir vantagem para administrar e fechar a vitória no quarto período, garantindo vaga nos Jogos Olímpicos.
“Enfrentamos uma seleção que, para mim, vai brigar pela medalha de ouro em Tóquio. Muito forte, que cresceu no jogo físico, que tem uma transição muito rápida e na casa delas. Em um momento do jogo conseguimos equilibrar, mas depois elas abriram de novo. O importante foi que fizemos um jogo interessante, gostei da maneira que jogamos. E agora temos uma partida difícil contra a Austrália, e jogamos por uma vitória para nos classificarmos”, afirmou o técnico José Neto.
Com 15 pontos, a ala Tati Pacheco foi a cestinha do Brasil no jogo. Pela França, as jogadores que mais se destacaram foram a pivô Sandrine Gruda, com 26 pontos e oito rebotes, e a ala-armadora Marine Johannès, que anotou 17 pontos.
“A cabeça já está no jogo de domingo. É nisso que pensamos. Enfrentamos um time muito duro, que se impôs, mas gostei da nossa partida. Sabemos que jogamos tudo contra a Austrália agora e confiamos que é possível vencer e se classificar para Tóquio”, disse a armadora Alana.
Destaques
França
Sandrine Gruda: 26 pontos, oito rebotes e 12-14 nos arremessos de quadra
Marine Johannès: 17 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
Brasil
Tati Pacheco: 15 pontos