A AmeriCup 2022 terminou com gosto amargo para o Brasil que lutou muito na final, mas foi superado pela Argentina, no ginásio Geraldão, em Recife, por 75 a 73. A decisão contou com as únicas equipes invictas no torneio e teve emoção até o os segundos finais. No entanto, o time argentino conseguiu segurar o resultado e sagrou-se campeão pela terceira vez na história.
O duelo desse domingo (11) marcou a quinta final de AmeriCup entre Brasil e Argentina. Com o triunfo, os rivais agora levam vantagem com três conquistas. Todos os três títulos vencidos até hoje, aliás, foram em cima do time brasileiro, que teve o sonho do pentacampeonato adiado. Vale lembrar que o país voltou a sediar uma Copa América após 38 anos.
O Brasil começou mal a partida e viu o adversário dominar o primeiro quarto e abrir uma vantagem que não foi superada. Isso porque a Argentina venceu apenas o período inicial, por 26 a 14. Ademais, todos os quartos foram dominados pelo time da casa. O Brasil, contudo, só conseguiu empatar e virar o jogo nos minutos finais.
Leia mais:
- Como estão os jogadores da NBA no EuroBasket e Copa América
- Didi Louzada é dispensado pelo Blazers
- Bruno Caboclo assina contrato com o Boston Celtics
Uma bola de três de Lucas Dias colocou o Brasil à frente do placar pela primeira vez desde o primeiro quarto. As bolas do perímetro foram, acima de tudo, importantes para a vantagem construída pelos hermanos no início do jogo. Entretanto, no final, com pouco tempo no relógio, a Argentina aproveitou a chance que teve e não deu brecha para uma nova virada brasileira.
Assim, Recife viu um jogo muito brigado e disputado desde o primeiro minuto. Além disso, Vitor Benite (18), Yago Mateus (11) e Macelinho Huertas (11), foram os destaques do Brasil. Por outro lado, o time argentino contou com noite inspirada de Gabriel Deck, que foi o cestinha do jogo com 20 pontos e, de quebra, foi eleito o MVP da competição.
Além do ala do Real Madrid, os campeões tiveram em quadra dois jogadores da NBA: Facundo Campazzo (agente livre), com 13 pontos, e Leandro Bolmaro (Utah Jazz), com nove pontos.
Dessa forma, a seleção brasileira disputou sua sétima final de Copa América na história, mas permanece com quatro títulos (1984, 1988, 2005 e 2009). Como resultado, perdeu a segunda decisão do torneio seguida, já que em 2011, também contra a Argentina, acabou derrotado.
Brasil 73 x 75 Argentina
Destaques
Brasil
Vitor Benite: 18 pontos, sendo 4-7 do perímetro
Yago Mateus: 11 pontos, cinco rebotes e nove assistências
Marcelinho Huertas: 11 pontos
Georginho De Paula: oito pontos, três rebotes e 2-3 do perímetro
Lucas Dias: seis pontos, cinco rebotes e dois tocos
Léo Meindl: seis pontos, quatro rebotes e dois roubos de bola
Argentina
Gabriel Deck: 20 pontos, sete rebotes e 3/5 do perímetro
Nicolás Laprovittola: 15 pontos, oito pontos, quatro rebotes e 3-9 do perímetro
Facundo Campazzo: 13 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
Leandro Bolmaro: nove pontos e dois rebotes
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram