Bem-vindos ao boletim do mercado da WNBA do Jumper Brasil. Assim como com a NBA, o melhor compilado de rumores sobre os times e atletas da liga feminina dos Estados Unidos estão, semanalmente, reunidos aqui.
Los Angeles Sparks renova com Nneka Ogwumike
Após garantir que Nneka Ogwumike não seria agente livre, o Los Angeles Sparks assinou um contrato permanente de múltiplos anos com a ala. Nneka foi um dos destaques da equipe de LA, terminando a temporada com médias de 13.3 pontos, 4.8 rebotes e 1.7 assistências em 18 jogos.
Cheyenne Parker deixa o Chicago Sky
Cheyenne Parker era agente livre irrestrita e deixou o Chicago Sky rumo ao Atlanta Dream. Em 2020, a atleta atuou em 20 jogos e teve 13.4 pontos e 6.4 rebotes de média.
Minnesota Lynx assina com Natalie Achonwa, Kayla McBride e Aerial Powers
O Minnesota Lynx se movimentou bem dentro do seu orçamento com três peças importantes: Natalie Achonwa, do Indiana Fever, Kayla McBride, do Las Vegas Aces, e Aerial Powers, do Washington Mystics.
A primeira é uma ala que teve 22 partidas e 7.8 pontos e 5.5 rebotes de média em 2020; já McBride teve 12.5 pontos em 22 partidas. Aerial é que joga a menos tempo, já que esteve em apenas seis partidas na última temporada. Mesmo assim, ela acumulou 16.3 pontos, 4.8 rebotes e 2.5 assistências de média.
Candace Parker deixa o Los Angeles Sparks
A maior transação do mercado atual da WNBA, a ida de Candace Parker para o Chicago Sky pegou todos de surpresa. Após 13 anos defendendo o Los Angeles Sparks, a atleta retorna para a cidade que a revelou para o basquete. Na última temporada, ela teve médias de 14.7 pontos, 9.7 rebotes e 4.6 assistências em 22 jogos.
Sue Bird renova com o Seattle Storm
A permanência da principal estrela do Seattle Storm era uma incógnita, mas não porque Sue Bird deixaria a equipe. Os boatos na liga giravam em torno da especulação de aposentadoria, adiada por pelo menos mais um ano. Atual campeã da liga, Sue não jogou apenas 11 partidas na temporada regular, mas ainda assim teve médias de 9.8 pontos e 5.2 assistências.
Brittney Sykes renova contrato com o Los Angeles Sparks
Agente livre restrita, Brittney Sykes assinou um contrato para permanecer no Los Angeles Sparks, antes do dia 1º de fevereiro. Em 2020, ela teve 10.1 pontos e 2.6 rebotes de média em 21 jogos.
Allisha Gray renova contrato com o Dallas Wings
Uma das agente livres restritas, Allisha Gray acertou o contrato para permanecer no Dallas Wings por mais alguns anos. Pelo Wings, ela jogou 122 partidas, 11.3 pontos e 3.9 rebotes de média. Em 2020, ela atuou em 20 jogos e teve 13.1 pontos e 4.2 rebotes de média.
Alysha Clark assina contrato com o Washington Mystics
Um dos nomes mais cotados para deixar sua equipe na agência livre, Alysha Clark assinou contrato com o Washington Mystics. A ala foi contratada por duas temporadas e receberá 183 mil doláres garantidos. Em 2020, a atleta atuou em 22 jogos e teve dez pontos, 4.2 rebotes e 2.7 assistências de média.
Chelsea Gray assina com o Las Vegas Aces
Uma das peças mais importantes do Los Angeles Sparks, Chelsea Gray deixou a equipe rumo ao Las Vegas Aces, outro contender. Em 2020, a armadora teve 14 pontos, 5.3 assistências e 3.7 rebotes de média em 22 jogos.
Epiphany Prince renova com o Seattle Storm
No primeiro boletim da WNBA, noticiamos que Epiphany Prince havia assinado um contrato com o Galatasaray. Dessa vez, o contrato é na liga americana: a pivô teve seu contrato renovado com o Seattle Storm. Peça experiente, ela tem 12.6 pontos e 2.8 rebotes em 243 jogos na W.
Connecticut Sun renova com Jasmine Thomas
Jasmine Thomas optou por permanecer no Connecticut Sun, mesmo sendo agente livre irrestrita. A atleta foi importante durante a campanha do Sun rumo aos playoffs da WNBA, mas teve uma lesão na reta final que a deixou de fora em um momento decisivo. Na temporada regular, ela teve 10.2 pontos e quatro assistências de média em 19 jogos.
Betnijah Laney deixa o Atlanta Dream
Outro destaque da temporada 2020 da WNBA, Betnijah Laney deixou o Atlanta Dream rumo ao New York Liberty, de Sabrina Ionescu. A contratação foi feita por múltiplos anos e Laney certamente chega para ser titular. No ano passado, ela atuou em 22 jogos e teve 17.2 pontos, 4.9 rebotes e quatro assistências de média.
Los Angeles Sparks assina com Erica Wheeler
O Los Angeles Sparks assinou um contrato de múltiplos anos com Erica Wheeler. A atleta optou por não jogar a temporada de 2020, mas pertencia ao Indiana Fever.
Jantel Lavender renova com o Indiana Fever
Outra atleta que optou por não jogar a temporada 2020 da WNBA, Jantel Lavender teve seu contrato renovado com o Indiana Fever. Em 288 jogos na carreira, a atleta tem 8.7 pontos e 4.8 rebotes de média.
Brionna Jones assina renovação com o Connecticut Sun
O Connecticut Sun tem mantido seu elenco quase intacto nessa agência livre e a permanência de Brionna Jones é um grande manutenção. Em 2020, a atleta atuou em 21 partidas e teve médias de 11.2 pontos e 5.6 rebotes.
Diana Taurasi renova com o Phoenix Mercury
Assim como no caso de Sue Bird, havia uma dúvida quanto ao futuro de Diana Taurasi. No entanto, ela e o Phoenix Mercury chegaram a um acordo de contrato máximo de dois anos, com valor de 221.450 mil dólares em 2021 e 228.094 mil dólares em 2022. Em 2020, ela teve médias de 18.7 pontos, 4.5 assistências e 4.2 rebotes em 19 jogos.
Dearica Hamby assina extensão de contrato com o Las Vegas Aces
Atual reserva do ano, Dearica Hamby assinou uma extensão contratual com o Las Vegas Aces até 2022. Hamby foi uma das principais peças da campanha de vice lugar do Aces em 2020, terminando a temporada com 13 pontos, 7.1 rebotes e 2.7 assistências de média em 22 partidas.
Período da Agência Livre
A partir de hoje (1º de fevereiro), atletas da WNBA que são agentes livres podem assinar com qualquer outra equipe no mercado. É esperado que algumas equipes mantenham peças importantes de seus elencos, mas outras podem realizar trocas. Glory Johnson, Renee Montgomery e Alyssa Thomas, por exemplo, são nomes ainda disponíveis no mercado da WNBA.
Com uma semana mais movimentada no mercado, a WNBA sofreu algumas contratações impactantes, e outras nem tanto. As chegadas de Candace e Cheyenne Parker, por exemplo, fortalecem o Chicago Sky, que agora é capaz de ser um candidato ao título. A nova dupla de xarás agora se junta à melhor dupla de armadoras da liga: Courtney Vandersloot e Allie Quigley.
Por outro lado, a contratação de Chelsea Gray pelo Las Vegas Aces torna mais forte a equipe que chegou à final e que possui as atuais MVP e reserva do ano. Além disso, a permanência de Sue Bird e Diana Taurasi em suas equipes, significa que teremos a dupla de GOATs por mais um período. Ou seja, mais rivalidade.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete, incluindo os rumores de times e atletas no boletim do mercado: