“Bol Bol pode fazer tudo o que Victor Wembanyama faz”, reforça Shaq

Lendário pivô ainda chamou jogador do Suns de “preguiçoso” por não alcançar o seu potencial na NBA

bol victor wembanyama shaq Fonte: Glenn James / AFP

Poucas pessoas têm tanta propriedade para falar sobre pivôs que transformaram o jogo quanto Shaquille O’Neal. O craque chegou à NBA com uma combinação nunca antes vista de imposição física, condição atlética e agilidade. Em seguida, tornou-se o atleta mais dominante da história contemporânea da liga. Por isso, Shaq reforça a sua visão sobre as semelhanças entre o fenômeno Victor Wembanyama e Bol Bol.

“Victor apareceu por aqui um dia driblando uma bola, arremessando para três pontos, e todos ficaram loucos. Mas ele não foi o pioneiro. Mantenho que Bol foi o primeiro a fazê-lo. Disseram que estava comparando os dois e, a princípio, não gostei. Mas, na verdade, estou comparando. Victor faz as mesmas coisas que Bol já fazia, mas tem mais vontade de ser um grande jogador”, cravou a lenda da NBA, em seu podcast.

Publicidade

O’Neal não foi o único ex-jogador a citar as semelhanças entre Bol e Wembanyama. Tim Hardaway, por exemplo, chegou a dizer que o reserva do Phoenix Suns era melhor do que a primeira escolha do último draft. A temporada, no entanto, afasta as comparações entre os dois atletas. O francês, afinal, é um dos favoritos ao prêmio de novato do ano. Enquanto isso, o sudanês só jogou 86 minutos na campanha.

“Bol pode fazer tudo o que Victor faz e, aliás, até um pouco melhor. Conduzir as posses, arremessar, converter floaters. No entanto, é preguiçoso. Acomodado demais. Por isso, mantenho o que disse: ele foi o primeiro cara de 2,20m de altura com essa capacidade técnica. Eu nunca disse e não estou dizendo que é melhor do que Victor, mas chegou antes. Foi o pioneiro”, sentenciou o integrante do Hall da Fama.

Publicidade

Leia mais sobre Victor Wembanyama

Satisfeito

Como Shaq sinaliza, as carreiras de Bol Bol e Victor Wembanyama caminham em lados contrários. A cada jogo, o pivô francês está mais confortável com suas habilidades na NBA e parece a referência do futuro do San Antonio Spurs. Por outro lado, o jogador do Sudão do Sul fica relegado a chances breves por causa de lesões por onde passa. A lenda da NBA vê esse rumo ainda reversível, mas quase sacramentado.

“O meu conselho para Bol é simplesmente mostrar vontade. É necessário agir, antes de tudo, como quem quer alcançar a sua melhor versão. O fato é que há algumas pessoas que ficam satisfeitas em só estarem na liga. Bol até pode ser assim, mas tem o talento para ser mais. Você pode fazer a diferença na NBA”, afirmou o ídolo de Los Angeles Lakers e Orlando Magic.

Publicidade

Nesse panorama, então, Bol levanta um questionamento. Quanto vale ser o primeiro a fazer algo, mesmo que longe de sua real capacidade? Shaq acredita que isso deve ser reconhecido, mesmo que tenha pouco significado prático. “Pode-se dizer que, embora acomodado, Bol foi um pioneiro nessa combinação de altura e recursos. No entanto, certamente, Victor é um jogador mais ambicioso”, resumiu.

Comparação

As comparações entre Bol e Wembanyama já pareciam um erro antes do início dessa temporada. No entanto, agora, ganharam tons absurdos. As estatísticas deixam isso claro. Bol, por exemplo, soma 1919 minutos de ação na NBA em 132 jogos nas suas cinco primeiras campanhas como profissional. Wembanyama, por sua vez, só fez 39 partidas como novato e já acumula 1082 minutos em quadra.

Publicidade

As médias e produtividade, então, escancaram de vez como o paralelo já se tornou esdruxulo. Bol acumula 6,1 pontos, 3,7 rebotes e 0,8 toco na carreira. Só na atual temporada, os números são ainda menores. O novato Wembanyama, por outro lado, registra 20,4 pontos, 10,1 rebotes e 3,2 tocos por noite. Ele lidera a liga em média de arremessos bloqueados, aliás.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários