Rússia 79 x 87 Sérvia
A Sérvia é a segunda finalista do EuroBasket. Nesta sexta-feira, em Istambul, os sérvios derrotaram a Rússia por 87 a 79 e chegaram à decisão do torneio pela segunda vez (em 2009 foram superados pela Espanha).
O confronto entre Sérvia e Eslovênia na final do EuroBasket tem um simbolismo forte e mostra a tradição da escola iugoslava de basquete, que tem oito títulos da competição mais importante entre seleções do continente europeu. Esta é a primeira vez que duas ex-repúblicas da Iugoslávia se enfrentam em uma decisão de um torneio oficial de basquete.
Mesmo desfalcada de alguns de seus principais jogadores, como Milos Teodosic, Nikola Jokic, Nemanja Bjelica, Miroslav Raduljica e Nikola Kalinic, a Sérvia chega à finalíssima com apenas uma derrota em oito jogos disputados (contra a própria Rússia, na fase de grupos).
Mais uma vez, o ala-armador Bogdan Bogdanovic foi o destaque sérvio. O jogador do Sacramento Kings foi o cestinha da equipe, com 24 pontos. Além disso, ele foi decisivo nos minutos finais, com duas cestas que representaram um balde de água fria nos russos.
Pelo lado da Rússia, o principal nome foi o ala-armador Alexey Shved, um dos melhores jogadores desta edição do EuroBasket. O ex-jogador do Minnesota Timberwolves foi o maior pontuador da partida (33 pontos), com direito a seis arremessos de longa distância convertidos.
Na disputa da medalha de bronze, a Rússia enfrenta a Espanha. A partida será realizada neste domingo, às 11h (horário de Brasília). Já a decisão do torneio entre Eslovênia e Sérvia terá início às 15h30 e será transmitida pelo canal Esporte Interativo para o Brasil.
Rússia
Alexey Shved: 33 pontos, cinco assistências, seis bolas de três pontos convertidas e 8-20 nos arremessos de quadra
Andrey Vorontsevich: 14 pontos e quatro rebotes
Timofey Mozgov: 11 pontos e nove rebotes
Sérvia
Bogdan Bogdanovic: 24 pontos, quatro assistências e 9-16 nos arremessos de quadra
Boban Marjanovic: 18 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 7-10 nos arremessos de quadra
Vladimir Lucic: 13 pontos e oito rebotes