Bogdanovic lidera, Sérvia bate Rússia e enfrenta Eslovênia na final do EuroBasket

Marcada para domingo, decisão do torneio será entre duas ex-repúblicas da Iugoslávia

Fonte: Marcada para domingo, decisão do torneio será entre duas ex-repúblicas da Iugoslávia

Rússia 79 x 87 Sérvia

Continua após a publicidade

A Sérvia é a segunda finalista do EuroBasket. Nesta sexta-feira, em Istambul, os sérvios derrotaram a Rússia por 87 a 79 e chegaram à decisão do torneio pela segunda vez (em 2009 foram superados pela Espanha).

O confronto entre Sérvia e Eslovênia na final do EuroBasket tem um simbolismo forte e mostra a tradição da escola iugoslava de basquete, que tem oito títulos da competição mais importante entre seleções do continente europeu. Esta é a primeira vez que duas ex-repúblicas da Iugoslávia se enfrentam em uma decisão de um torneio oficial de basquete.

Continua após a publicidade

Mesmo desfalcada de alguns de seus principais jogadores, como Milos Teodosic, Nikola Jokic, Nemanja Bjelica, Miroslav Raduljica e Nikola Kalinic, a Sérvia chega à finalíssima com apenas uma derrota em oito jogos disputados (contra a própria Rússia, na fase de grupos).

Mais uma vez, o ala-armador Bogdan Bogdanovic foi o destaque sérvio. O jogador do Sacramento Kings foi o cestinha da equipe, com 24 pontos. Além disso, ele foi decisivo nos minutos finais, com duas cestas que representaram um balde de água fria nos russos.

Pelo lado da Rússia, o principal nome foi o ala-armador Alexey Shved, um dos melhores jogadores desta edição do EuroBasket. O ex-jogador do Minnesota Timberwolves foi o maior pontuador da partida (33 pontos), com direito a seis arremessos de longa distância convertidos.

Continua após a publicidade

Na disputa da medalha de bronze, a Rússia enfrenta a Espanha. A partida será realizada neste domingo, às 11h (horário de Brasília). Já a decisão do torneio entre Eslovênia e Sérvia terá início às 15h30 e será transmitida pelo canal Esporte Interativo para o Brasil.

Rússia
Alexey Shved: 33 pontos, cinco assistências, seis bolas de três pontos convertidas e 8-20 nos arremessos de quadra
Andrey Vorontsevich: 14 pontos e quatro rebotes
Timofey Mozgov: 11 pontos e nove rebotes

Sérvia
Bogdan Bogdanovic: 24 pontos, quatro assistências e 9-16 nos arremessos de quadra
Boban Marjanovic: 18 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 7-10 nos arremessos de quadra
Vladimir Lucic: 13 pontos e oito rebotes

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários