O armador Chauncey Billups foi anunciado neste domingo como o primeiro vencedor do prêmio de companheiro de time do ano na NBA. A honraria foi criada para celebrar o espírito esportivo e altruísmo de atletas que se destacam no dia-a-dia das franquias, dentro e fora das quadras. Em votação realizada com todos os jogadores em atividade na liga, o veterano do Los Angeles Clippers superou outros 11 concorrentes para vencer a inédita premiação.
O troféu de companheiro de time do ano recebeu o nome de Twyman-Stokes. Trata-se de uma referência a Jack Twyman e Maurice Stokes, companheiros de time no (hoje extinto) Cincinatti Royals, que protagonizaram uma das mais bonitas histórias vistas no esporte. Quando Stokes sofreu um grave acidente cerebral e ficou permanentemente paralisado em 1958, Twyman assumiu o papel de seu guardião legal e responsabilizou-se por seus cuidados até sua morte.
“A relação entre Jack e Maurice é uma ilustração de compaixão e camaradagem tão profunda entre dois companheiros de time quanto qualquer outra que a NBA já viu. Nós teremos a oportunidade de contar uma vez mais a história deles a cada ocasião em que esse prêmio for entregue”, declarou o comissário da NBA, David Stern, durante a cerimônia de premiação.
Para Billups, apenas ser citado ao lado de exemplos extraordinários como Twyman e Stokes é motivo de orgulho e satisfação. “Eu acho que, dos jogadores mais velhos até os mais jovens, todos precisam saber a história deles. É a mais inacreditável que já ouvi no meio dos esportes e estou grato por ter meu nome mencionado junto ao de Jack Twyman”, agradeceu.
É lógico que o armador nunca precisou ajudar um companheiro da forma como Twyman fez, mas viu diversas situações complicadas dentro dos elencos pelos quais passou. Para ele, pedir e prestar auxílio são sinais de hombridade. “Eu tive que ajudar alguns colegas em questões familiares realmente difíceis e diferentes. Nunca pensei duas vezes em ajudá-los porque sabia que precisam disso. Eles me respeitavam o bastante para pedir apoio a mim”, disse.
Os outros finalistas ao primeiro prêmio de companheiro de time do ano foram: Jerry Stackhouse (Brooklyn Nets), Luke Walton (Cleveland Cavaliers), Andre Iguodala (Philadelphia 76ers), Jarrett Jack (Golden State Warriors), Roy Hibbert (Indiana Pacers), Shane Battier (Miami Heat), Roger Mason Jr. (New Orleans Pelicans), Jason Kidd (New York Knicks), Serge Ibaka (Oklahoma City Thunder), Manu Ginobili (San Antonio Spurs) e Emeka Okafor (Washington Wizards).