Bicampeão da NBA, Rajon Rondo anuncia aposentadoria das quadras

Armador não atuava na liga desde 2021/22

NBA Rajon Rondo aposentadoria Fonte: David Liam Kyle / AFP

A aposentadoria das quadras chegou para um dos melhores armadores da NBA nos anos 2000 e 2010, Rajon Rondo. O bicampeão da liga anunciou o fato nessa terça-feira (2), em participação no podcast All The Smoke, do também ex-jogador Matt Barnes. O veterano já estava fora da liga desde a temporada 2021/22.

Ao ser perguntado sobre novas chances na liga dos EUA, após dois anos fora, o armador foi direto e negou aspiração de retorno. Por fim, deixou claro que está aposentado.

Publicidade

“A NBA não me verá mais nas quadras, isso eu posso te garantir. Então, com certeza, estou aposentado. Eu recebi ofertas depois da minha última passagem, mas a real é que já estou em outro momento da minha vida. É hora de fazer outras coisas, viver novas aventuras e aproveitar com a minha família. Foram muitos anos de basquete profissional, e o momento de parar chegou”, confirmou.

Rondo encerrou sua carreira após passagem pelo Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers em 2021/22. Ele não foi bem em um Lakers que sequer iria para o play-in, atuando em apenas 18 jogos. Depois disso, foi negociado para Ohio no meio do ano, em troca que envolveu nomes secundários, como Denzel Valentine. O acordo também teve a participação do New York Knicks. Com médias tímidas, não retornou mais à liga desde então.

Publicidade

Mas sua trajetória foi histórica. Campeão com o Boston Celtics em 2007/08, o armador foi peça-chave do último título da franquia 17 vezes campeã. Foi o auge de sua carreira. Ficou por lá até 2014/15, quando foi negociado para o Dallas Mavericks, como um dos melhores nomes da liga. A passagem, no entanto, foi polêmica, com brigas com o técnico Rick Carlisle.

Leia mais!

Depois disso, viveu anos de oscilação. Teve ótima campanha no Sacramento Kings em 2015/16, na última vez em que somou mais do que dez pontos e dez assistências por jogo em uma campanha. Depois disso, fracassou com o Chicago Bulls em 2016/17, em trio polêmico com Jimmy Butler e Dwyane Wade.

Publicidade

Ainda assim, conseguiu jogar os playoffs e ser fundamental na série contra o Celtics, seu ex-time. Enquanto ele esteve saudável, Chicago liderou a série por 2 a 0, vencendo os dois jogos em Boston. Porém, após uma fratura no dedo, Rondo viu a derrota da equipe nos quatro jogos seguintes, o que levou à eliminação.

Depois, viveu um bom ano no New Orleans Pelicans, onde, acima de tudo, fez valer seu alter-ego de “Playoff Rondo”, quando brilhou com a equipe que chegou à segunda rodada do Oeste, com ele, Anthony Davis, Jrue Holiday e DeMarcus Cousins.

Publicidade

Teve dois anos no Los Angeles Lakers, onde venceu seu último título em 2019/20, também crescendo na fase decisiva. Porém, um ano antes, sequer foram para os playoffs, no primeiro ano de LeBron James na Califórnia. Em 2020/21, jogou por Atlanta Hawks e Los Angeles Clippers, mas, assim como em seu último ano, não conseguiu encontrar um papel de relevância nas rotações das equipes.

Gratidão

No podcast, Rajon Rondo afirmou que só tem gratidão por todo o seu tempo na NBA e as histórias que pôde ter em 16 anos como profissional antes da aposentadoria.

“Foi um tempo incrível na minha vida. Acho que aproveitei ao máximo, porque sempre lutei muito para estar entre os melhores. Nunca dei isso por garantido. Eu amei cada minuto em que estive na liga, e sinto que aproveitei ao máximo a experiência”, afirmou.

Publicidade

“Eu queria agradecer a todas as pessoas que conheci, a irmandade que tive com vários jogadores, técnicos e pessoas que estão nesse negócio. Aprendi muito com o jogo e com todas elas, então, sinto que sou um homem muito melhor hoje do que quando era apenas um garoto entrando na liga”, garantiu.

No fim, ele ainda afirmou que sacrifícios foram necessários para alcançar o status que obteve na liga, e que não cumpriu um sonho ao jogar na NBA, mas sim um objetivo.

“É o que sempre digo para as pessoas. Você acaba sacrificando várias coisas em prol desses momentos. Eu me mantive disciplinado, não fui um cara que festejou tanto quanto podia na faculdade. Isso tudo me levou a um crescimento na vida que valorizo muito. E, acima de tudo, joguei na liga que era o meu grande objetivo de vida. Fui muito feliz”, concluiu.

Publicidade

Marcas

Ele até hoje é um dos únicos dois jogadores da história a ser campeão por Lakers e Celtics. Além disso, foi eleito quatro vezes ao All-Star Game, quatro vezes aos All-Defense Teams.

Também liderou a liga em assistências por três anos, sendo um dos quatro atletas a ter uma média superior a 11 assistências em quatro temporadas ou mais. Ele é o 15° jogador com mais assistências na história da NBA. Por fim, também liderou a liga em roubos de bola na temporada 2009/10.

Publicidade

Enfrenta processo

Além da aposentadoria, Rajon Rondo esteve em páginas criminais recentemente, enquanto não voltou para NBA. O armador é acusado de porte ilegal de arma de fogo, contravenção de tráfico de drogas e uso de maconha além do permitido no estado de Indiana.

O julgamento do atleta deve ser realizado no fim desse mês. O ex-jogador teve um acordo oferecido aos seus advogados, mas recusou, de acordo com a ESPN.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários