Com a maior troca da trade deadline levando um terço dos jogadores que estavam na rotação do treinador Kevin McHale, o elenco do Houston Rockets está sendo obrigado a se adaptar a novos papéis. Segundo Jonathan Feigen, do jornal Houston Chronicle, dois calouros foram os mais beneficiados pelas mudanças: o armador Patrick Beverley e o ala-pivô Donatas Motiejunas.
Ambos passaram de opções pouco utilizadas a reservas imediatos de suas respectivas posições nos últimos jogos da franquia, com as saídas do armador Toney Douglas e do ala-pivô Patrick Patterson. “Eles jogaram bem e nós vamos precisar deles, pois perdemos muitos atletas”, disse McHale.
Logicamente, a boa fase vem empolgando os jovens jogadores. Beverley disse que, para ele, “o céu é o limite”. Motiejunas foi menos lacônico: “Meu objetivo não é ser titular, mas sim ser o melhor possível dentro de quadra. Quero desenvolver minhas habilidades de uma forma que ninguém fez antes, não sei como. Pretendo ser bom em tudo, o melhor da minha posição na NBA, e estou pronto para o desafio”.
O ala-pivô lituano tem médias de 10.0 pontos, 3.5 rebotes e mais de 70% de aproveitamento nos arremessos de quadra desde o fechamento da janela de trocas, quando passou a atuar 17.3 minutos por partida. Já Beverley possui 12.0 pontos, 2.5 rebotes, 2.5 assistências e 64.3% de conversão nos tiros tentados nos últimos jogos.