Por Vinicius Fernandes Batista
A quinta e última rodada da fase final da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete, com sede no Pabellón Fuente de San Luis, na cidade de Valencia, sem presença de público, teve fim nesta sexta-feira (26), com os três jogos do Grupo B, que estava embolado e com apenas o Zaragoza já eliminado.
No primeiro jogo do dia, em confronto direto pela classificação, o San Pablo Burgos conseguiu um triunfo de virada sobre o Andorra: 88 a 86 (17 a 22, 23 a 31, 22 a 19 e 26 a 14). Os burgaleses, que chegaram a estar 16 pontos atrás, contaram com um melhor preparo físico na reta final para saírem vitoriosos de quadra. Uma cesta de três de Ferran Bassas, a 14 segundos do fim, deixou o Burgos na frente: 86 a 83. Na jogada seguinte, Jeremy Senglin andou com a bola. Thad Mc Fadden anotou os dois lances livres. Faltando quatro segundos para o final, David Jelínek acertou um arremesso de três. Jasiel Rivero perdeu os dois lances livres e, quase sem tempo, Jelínek errou lançamento do meia da quadra, definindo o placar. Destaque para o brasileiro Vítor Benite, cestinha com 23 pontos, em 27 minutos em quadra, além de quatro rebotes defensivos conquistados. O outro brasileiro do Burgos, o pivô Augusto Lima, atuou por 19 minutos e marcou seis pontos e angariou oito rebotes. No lado andorrano, cinco jogadores alcançaram dois dígitos: David Jelínek (19), Tyson Pérez (12), Frantz Massenat (12), Dejan Todorovic (12) e Jeremy Senglin (10).
Esse resultado obrigava o Gran Canaria a vencer o Valencia para se classificar, porém o time da casa foi melhor desde o começo e ganhou por 97 a 81 (29 a 23, 22 a 21, 26 a 12 e 20 a 25). Antes de a bola rolar, duas surpresas: o anúncio do Gran Canaria a Fotis Katsikaris de que ele não seguirá para a próxima campanha. Do outro lado, a baixa de última hora de Alberto Abalde, melhor jogador valenciano na fase final. Impulsionado por Jordan Loyd (cestinha, com 26 pontos, sendo cinco bolas certas de três em seis arremessos) e Mike Tobey (duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes), os mandantes garantiram a primeira posição e eliminaram antecipadamente o Real Madrid. Quino Colom (13), Fernando San Emeterio (11) e Vanja Marinkovic (10) também chegaram aos dois dígitos. O maior pontuador do Gran Canaria foi Demonte Harper, com 15.
Apenas para cumprir tabela, o Real Madrid derrotou o Zaragoza: 97 a 88 (22 a 17, 26 a 19, 29 a 25 e 20 a 27). Fora das semifinais pela primeira vez desde 2008 e presente nas últimas oito decisões de título (com cinco taças conquistadas), o clube merengue, respeitando a competição, atuou sem que o técnico Pablo Laso (presente a todas as finais desde que assumiu o comando técnico madridista) poupasse qualquer jogador. Pior para Facundo Campazzo, que dificilmente será eleito o MVP do campeonato, como se previa por todos (imprensa, atletas e torcedores). Edy Tavares, com 22 pontos, foi o cestinha da partida e ainda anotou um duplo-duplo ao pegar 14 rebotes. O maior pontuador do Zaragoza foi Dylan Ennis, com 13 pontos.
O detalhe é que, dos quatro classificados às semifinais – Barcelona, Valencia, Baskonia e San Pablo Burgos – apenas o time catalão terminou a primeira fase (antes da pandemia) entre os seis melhores colocados (foi o líder). O Valencia foi o sétimo, a equipe basca a oitava e o Burgos apenas o décimo.
Nas semifinais, que serão disputadas deste domingo (28), o Barcelona vai enfrentar a surpresa San Pablo Burgos, a partir das 12h*, e o Valencia pega o Baskonia, com a bola subindo às 15h. Ambas as partidas terão a transmissão do Fox Sports 2.
Os vencedores avançam à final, que será disputada na próxima terça-feira (30), a partir das 15h, também com transmissão do Fox Sports 2.
* Horário de Brasília
Classificação da primeira fase
1º Barcelona: 19 vitórias e quatro derrotas
2º Real Madrid: 18 vitórias e cinco derrotas
3º Zaragoza: 16 vitórias e sete derrotas
4º Tenerife: 14 vitórias e oito derrotas
5º Bilbao: 14 vitórias e nove derrotas
6º Andorra: 13 vitórias e dez derrotas
7º Valencia, Baskonia, Málaga e San Pablo Burgos:12 vitórias e 11 derrotas
11º Gran Canaria: 11 vitórias e 11 derrotas
12º Joventut Badalona: nove vitórias e 14 derrotas
Classificação – Fase final
Grupo A
1º Barcelona (classificado): quatro vitórias e uma derrota
2º Baskonia (classificado): três vitórias e duas derrotas
3º Málaga: três vitórias e duas derrotas
4º Tenerife: duas vitórias e três derrotas
5º Joventut Badalona: duas vitórias e três derrotas
6º Bilbao: uma vitória e quatro derrotas
Grupo B
1º Valencia (classificado): quatro vitórias e uma derrota
2º San Pablo Burgos (classificado): três vitórias e duas derrotas
3º Real Madrid: três vitórias e duas derrotas
4º Andorra: duas vitórias e três derrotas
5º Gran Canaria: duas vitórias e três derrotas
6º Zaragoza: uma vitória e quatro derrotas