O Philadelphia 76ers recebe o Brooklyn Nets na noite de terça-feira, mas tudo vai girar em volta de apenas um jogador. Após quase seis anos jogando pelo Sixers, Ben Simmons enfrenta o seu antigo time em clima hostil pela primeira vez em Philadelphia. Apesar de o australiano dizer que é apenas uma “partida comum”, os torcedores não se esqueceram de sua saída conturbada.
“Eu sei que vocês [jornalistas] querem uma frase de efeito, mas vocês sabem o que fazer, são criativos”, disse Simmons em entrevista coletiva. “Mas, no fim das contas, eu estou empolgado para entrar em quadra. “Eu sei o que me espera, então não tem muito segredo. O que acontece é que os fãs de Philadelphia são incríveis, eles são torcedores de verdade. Eu respeito isso. É uma cidade esportiva”.
Simmons deixou o 76ers após uma troca que levou muito tempo para ser concluída. Enquanto a direção buscava uma melhor negociação pelo atleta, ele levou diversas multas simplesmente por não querer jogar mais pela equipe. O atleta alegou problemas mentais pela pressão que sofreu, mas não gostou do tratamento que recebeu de Joel Embiid e do técnico Doc Rivers.
Durante os playoffs da temporada 2020/21, Simmons teve performances ruins contra o Atlanta Hawks e o Sixers caiu na semifinal de conferência para um adversário, teoricamente, mais fraco. O armador recebeu as críticas, mas evitou falar sobre o assunto.
Leia mais
- Ben Simmons: “Embiid e Doc Rivers me prejudicaram no Sixers”
- Doc Rivers: “Ben Simmons atrapalhou a temporada do Sixers”
- “Torcida do Sixers não vai perdoar Simmons”, avisa Barkley
No entanto, Jacque Vaughn, seu novo treinador, tirou uma “casquinha” em Rivers.
“Na verdade, tudo isso é bom para ele”, afirmou Vaughn. “Ele terá seus colegas o apoiando, mas ele também terá um técnico que acredita nele e, no geral, queremos mesmo é o jogo”.
Desde que chegou ao Nets, Simmons teve muitos problemas, todavia. Com uma lesão nas costas, ele sequer atuou na última campanha. Quando retornou às quadras, sua situação não foi melhor. O jogador não foi bem, recebeu mais críticas e teve seu futuro na NBA questionado. Entretanto, nos últimos jogos, houve um ótimo sinal de reação.
Embora Ben Simmons ainda precise provar que os problemas ficaram no passado, um encontro com o Sixers na Philadelphia acontece justamente quando ele demonstra reação.
Nos primeiros nove jogos, Simmons registrou 47 pontos e 37 faltas, enquanto acertou 20 dos 45 arremessos. Desde então, ele fez dez pontos ou mais nas três partidas que disputou e converteu 22 das 26 tentativas. Ou seja, ele reencontrou o seu melhor basquete com médias de 16.0 pontos, 8.7 rebotes e 5.0 assistências, números similares aos que teve na carreira.
Sixers com problemas
O Philadelphia 76ers não terá James Harden, Tyrese Maxey e, agora, Joel Embiid. Existe, ainda, a chance de Tobias Harris não enfrentar o Brooklyn Nets. É provável que a equipe, que possui oito vitórias em 16 partidas, tenha De’Anthony Melton e Shake Milton na armação, além de PJ Tucker, Danuel House e Montrezl Harrell.
Enquanto poderia ser o primeiro jogo entre Simmons e Embiid, o armador (às vezes, pivô) do Nets garante que nunca foi amigo do camaronês.
“Eu não falo com Jo [Joel Embiid]”, afirmou Simmons. “Nós nunca conversamos. Não acho acho que existia uma relação ali. Você pode tentar o quanto quiser para ser amigo de alguém, mas no fim das contas, todos somos diferentes. Não tenho raiva ou ódio dele. Ele é quem é, e eu sou quem sou. Temos nossas vidas pessoais, mas o nosso trabalho é o basquete. Mas meu trabalho é vencer, e eu venci com ele. É um bom jogador, só não conseguimos ser campeões”.
Sixers e Nets se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília).
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA