O Philadelphia 76ers vive momentos de agonia em relação a um dos seus melhores jogadores. A franquia anunciou que o astro Ben Simmons sofreu uma subluxação na patela do joelho esquerdo e vai ficar afastado das quadras por tempo indeterminado, enquanto opções de tratamento são analisadas. Na prática, essa contusão representa um deslocamento lateral e parcial da estrutura patelar.
A lesão aconteceu durante a vitória do time sobre o Washington Wizards e forçou-o a deixar a quadra mancando. A análise médica detalhada, agora, será fundamental para a definição do destino da temporada do armador. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, essa avaliação poderá durar alguns dias e a expectativa é que uma artroscopia – o que significaria a sua ausência pelo resto da temporada – seja evitada.
“Isso é uma decepção, claramente. Essa notícia dói, com certeza, mas estou trabalhando com a confiança de que Ben voltará rápido. As informações que recebemos são fluidas e estão em atualização. Não temos ainda um prazo para especular retorno. Ele ainda está sendo avaliado, não há nada definido. Tudo o que nós sabemos é que ele não estará em quadra amanhã”, disse o técnico Brett Brown, antes do treino dessa quinta.
As incertezas sobre a situação de Simmons também derivam da natureza variável desse deslocamento. Nessa temporada, o ala-armador Will Barton sofreu o mesmo problema e ficou apenas 11 dias afastado das quadras. O pivô Andrew Bynum, por outro lado, foi diagnosticado com subluxação semelhante em 2008, enquanto jogador do Los Angeles Lakers, e teve que permanecer longe do basquete por dois meses.
“Eu só vi Ben saindo de quadra, nem notei o que aconteceu, então foi muito estranho. E vai ser duro para nós. Ele é um jogador extraordinário, um atleta sensacional, quase um super-homem. Então, estaremos torcendo para que recupere-se bastante rápido e volte a jogar conosco, pois precisamos dele”, afirmou o também armador Shake Milton, que deve ter responsabilidades aumentadas com o desfalque.
A tendência é que, com a ausência de Simmons, Brown volte a recorrer a um expediente que tentava reduzir em sua rotação na “bolha”: escalar o veterano Al Horford no time titular, atuando ao lado do astro Joel Embiid. “Estou triste por Ben, mas já passamos por essa situação antes. Eu tenho fé que o restante do elenco pode manter nosso time forte até que ele esteja pronto para retornar”, finalizou o treinador.