Sem Ben Simmons, Austrália divulga pré-lista para Mundial da FIBA

Após rumores, armador do Nets não entra na lista preliminar da seleção australiana para a Copa do Mundo

ben simmons austrália mundial Fonte: Nathaniel S. Butler / AFP

A expectativa mal teve tempo para começar e já acabou. Ben Simmons, afinal, não deve atuar pela seleção da Austrália no Mundial da FIBA. O treinador Brian Goorjian anunciou a pré-lista com 18 atletas para o torneio, que vai ser disputado entre agosto e setembro. Dez jogadores da NBA fazem parte da convocação preliminar, mas o armador do Brooklyn Nets não é um deles.

As especulações sobre a possível convocação do jogador começaram com o próprio técnico. Ele revelou à imprensa local que, a princípio, contava com o astro para a Copa do Mundo desse ano. Sugeriu, além disso, ter recebido um sinal positivo do atleta. Mas não foi bem assim. O próprio Simmons deu uma entrevista em que minimizou a possibilidade.

“Eu ainda estou em reabilitação da minha lesão nas costas, em primeiro lugar. O meu foco e esforço, por isso, está depositado nesse processo. Acho o trabalho do técnico Goorjian incrível à frente da equipe nacional. Estou ansioso, então, para fazer parte desse programa em um futuro próximo”, disse o três vezes all-star, em entrevista ao site The Athletic.

Publicidade

A chance do armador integrar a seleção na Copa do Mundo é remota, mas ainda existe. Se recuperar-se a tempo, afinal, o treinador disse que tem espaço para mais um. “Há uma vaga disponível para Ben aqui. Ele ainda está em recuperação, mas quer fazer parte do time. A nossa comunicação tem sido ótima e, por isso, tudo depende de estar saudável”, indicou.

Leia mais

Pré-lista

Por enquanto, a pré-lista da Austrália para o Mundial vai seguir Ben Simmons. Isso não diminui, no entanto, o status da equipe. A seleção da Oceania chega como uma das forças da competição depois de conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio-2021. Foi o melhor resultado da história dos “Boomers” em um torneio internacional de primeiro nível.

Publicidade

Os atletas da lista que atuam nos EUA oferecem uma mescla de experiência e juventude. Veteranos como Patrick Mills, Matthew Dellavedova e Joe Ingles, por exemplo, têm mais de dez anos de rodagem com a equipe. Enquanto isso, Josh Giddey e Dyson Daniels podem participar de sua primeira competição internacional com o time principal.

“Eu sempre sonhei em representar o meu país, então essa é uma oportunidade bem especial para mim. Existe bastante talento em nossa seleção e, por isso, sinto que temos boas chances contra qualquer adversário. Nós queremos competir, certamente. Eu estou ansioso pelo desafio e ver o que podemos produzir contra os melhores do mundo”, afirmou um empolgado Giddey.

Publicidade

Ausência

A nova ausência estende a curiosa história de Simmons com a seleção da Austrália. Ele é convocado pela seleção adulta desde 2014, mas nunca disputou uma partida de Copa do Mundo ou Olimpíadas. Desde então, são anos de pedidos de dispensa, vetos da NBA e lesões que afastaram-no dos “Boomers”. No entanto, ele nunca esteve oficialmente fora dos planos da federação do país.

“Infelizes circunstâncias, antes de tudo, impediram que competisse com a seleção nos últimos anos. Mas as portas sempre estiveram abertas para ele. E nós nunca descartamos Ben, pois sempre foi muito direto e sincero comigo. Sempre teve o desejo, sobretudo, de estar com a nossa equipe assim que possível”, garantiu o veterano Goorjian.

Publicidade

Convocação

A Austrália, mais uma vez desfalcada de Ben Simmons, vai disputar o Mundial da FIBA entre agosto e setembro desse ano. Os comandados de Goorjian começam a competição como os cabeças-de-chave do grupo E. Com isso, na primeira fase do torneio, vão enfrentar Alemanha, Finlândia e Japão. Esse último é uma das sedes do certamente, ao lado de Indonésia e Filipinas.

Confira, então, a pré-lista da seleção australiana para a Copa do Mundo:

Xavier Cooks (ala-pivô, Washington Wizards)
Dyson Daniels (ala-armador, New Orleans Pelicans)
Matthew Dellavedova (armador, Sacramento Kings)
Dante Exum (armador, Partizan Belgrado-SER)
Sam Froling (pivô, Levanga Hokkaido-JAP)
Josh Giddey (armador, Oklahoma City Thunder)
Chris Goulding (ala-armador, Paris Basketball-FRA)
Josh Green (ala-armador, Dallas Mavericks)
Joe Ingles (ala, Milwaukee Bucks)
Nick Kay (ala-pivô, Shimane Magic-JAP)
Josh Landale (pivô, Phoenix Suns)
Thon Maker (Fujian Sturgeons-CHI)
Will McDowell-White (armador, New Zealand Breakers-NZL)
Patrick Mills (armador, Brooklyn Nets)
Keanu Pinder (ala-pivô, Perth Wildcats-AUS)
Duop Reath (ala-pivô, Al Riyadi Beirute-LIB)
Matisse Thybulle (ala, Portland Trail Blazers)
Jack White (ala-pivô, Denver Nuggets)

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários