A NBA e a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciaram que a 13ª edição do ‘Basquete Sem Fronteiras Américas’ (Basketball Without Borders – BWB) está de volta ao Brasil. O evento vai ocorrer entre os dias 17 e 20 de maio no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Esta será a quarta vez que o acampamento do programa global de desenvolvimento do basquete e extensão comunitária da NBA e da FIBA será realizado no país. O Basquete Sem Fronteiras retorna ao Brasil após 13 anos, já que a última vez foi em 2011, no Rio de Janeiro. Antes, o BWB Américas passou por Rio de Janeiro (2004) e São Paulo (2007).
O BWB Américas 2024 reunirá 60 dos melhores jogadores masculinos e femininos sub 18 anos de Canadá, Caribe e América Latina. Eles participarão de testes que vão medir suas capacidades atlética, eficiência de movimento, desenvolvimento e avaliação de habilidades, além de competições de arremessos e habilidades. Além disso, serão realizados seminários de valores pessoais e jogos de 5×5 sob a orientação de atletas profissionais, ‘Lendas’ e técnicos atuais e do passado de NBA, WNBA e FIBA. Os participantes e treinadores, que serão anunciados antes do início do acampamento, também participarão dos seminários de valores pessoais, desenvolvimento de liderança e da programação do ‘NBA Cares’.
“Estamos muito entusiasmados em trazer o ‘Basquete Sem Fronteiras’ de volta ao Brasil. Este é um momento em que o impulso do basquete no país está em alta. O acampamento deste ano se baseará no compromisso da NBA de ajudar a próxima geração de prospectos. O objetivo é desenvolvê-los como jogadores e líderes, enquanto competem com seus companheiros por toda a região”, disse Arnon de Mello, vice-presidente sênior e diretor administrativo da NBA América Latina.
Leia mais sobre a NBA!
- Play-in da NBA: Quem tem a vantagem no empate entre Warriors, Lakers e Kings?
- Nikola Jokic minimiza provável terceiro MVP da NBA: “Eu não ligo mais pra isso”
- JumperCast – Victor Wembanyama tem que ser o defensor do ano na NBA?
“É ótimo ver que esta colaboração entre FIBA e NBA continua a fornecer uma plataforma para apresentar os melhores jovens talentos na região das Américas. Este acampamento ‘Basquete Sem Fronteiras Américas’, no Brasil, vai proporcionar aos jogadores grandes oportunidades de aprendizado com os melhores, dentro e fora da quadras. Tenho a certeza de que haverá experiências de grande valor para todos os 60 participantes”, afirmou Carlos Alves, diretor executivo da FIBA para as Américas.
Ao todo, 41 ex-campistas do BWB estavam entre o recorde de 125 jogadores internacionais nas escalações da noite de abertura da temporada 2023/24 da NBA (ativos e inativos). Os ex-campistas da BWB Américas nas escalações da NBA incluem Gui Santos (Golden State Warriors), Bennedict Mathurin (Indiana Pacers), Olivier-Maxence Prosper (Dallas Mavericks) e Kelly Olynyk (Toronto Raptors).
O Basquete Sem Fronteiras já alcançou mais de 4.300 participantes de 140 países e territórios desde 2001, com 116 ex-campistas avançando para a NBA ou WNBA. Até hoje foram 73 acampamentos BWB em 49 cidades, 33 países e seis continentes.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA