Agora é oficial: Marcelinho Huertas está retornando ao basquete espanhol. O Baskonia confirmou a contratação do armador brasileiro pelas próximas duas temporadas na manhã desta terça-feira. De acordo com Nikos Varlas, do site Eurohoops, o atleta de 34 anos vai receber cerca de US$1.4 milhões por seus serviços no período.
Esse será o retorno do veterano ao clube de Vitoria, onde atuou de 2009 a 2011 e saiu com status de ídolo. Ele comandou o Baskonia à conquista de um dos três títulos nacionais de sua história no 2010 e chegou a duas quartas-de-finais da Euroliga. Ele aterrissa no Baskonia para substituir o norte-americano Shane Larkin, que assinou com o Boston Celtics.
A notícia encerra uma apagada passagem de duas temporadas de Huertas pela NBA. Ele estava sem equipe desde fevereiro, quando foi dispensado pelo Houston Rockets, logo após ser adquirido em troca junto ao Los Angeles Lakers. O brasileiro disputou 76 jogos na franquia californiana, com médias de 3.9 pontos e 3.1 assistências em menos de 15 minutos de ação por noite.