Barcelona atropela Real Madrid no El Clásico e se junta ao rival na liderança da Liga ACB

Zaragoza vence Baskonia e se junta aos gigantes no topo da tabela; Marcelinho Huertas joga bem, mas não evita revés do Tenerife

Fonte: Zaragoza vence Baskonia e se junta aos gigantes no topo da tabela; Marcelinho Huertas joga bem, mas não evita revés do Tenerife

Chegou ao fim a 15ª rodada da temporada regular da Liga ACB 2019/20, nome oficial do campeonato espanhol de basquete masculino, com destaque para a vitória categórica do Barcelona sobre o Real Madrid no El Clásico, e o triunfo do Zaragoza sobre o Baskonia. Com os resultados, as três equipes passam a ter a mesma campanha (12 vitórias e três derrotas) e a dividir a liderança da competição, com o time merengue levando a vantagem nos critérios de desempate.

Os pivôs Bojan Dubljevic (Valencia) e Matt Costello (Gran Canaria) foram escolhidos os jogadores da jornada. Os outros até aqui foram: o ala-pivô Nikola Mirotic, do Barcelona (aliás eleito o MVP do mês de outubro), na primeira e na quarta; o pivô norte-americano Brandon Davies, também do Barça (MVP de setembro), na segunda; o ala-pivô norte-americano Earl Clark, do San Pablo Burgos, na terceira e na nona; o armador norte-americano DJ Seeley, do Zaragoza, na quinta; o ala-armador norte-americano Fletcher Magee, do Obradoiro, na sexta; o armador montenegrino Omar Cook, do Gran Canaria, na sétima; o ala-pivô geórgio Tornike Shengelia, do Baskonia, na oitava; o ala-armador Xabi López-Arostegui, do Joventut, na 11ª; o armador Jaime Fernández, do Málaga, e o pivô georgiano Giorgi Shermadini, do Tenerife, na 12ª; o ala-armador francês Axel Bouteille, do Bilbao, na 13ª; e novamente Shermadini na 14ª.

Publicidade

Confira os resultados e os destaques

 

Barcelona 83 x 63 Real Madrid 
Local: Palau Blaugrana | Público: 7.387 espectadores
No jogo mais aguardado do primeiro turno da Liga ACB, o Barcelona levou a melhor sobre o Real Madrid no El Clásico. Jogando diante de sua torcida, o time catalão se impôs em quadra desde o início da partida. O primeiro período do Barça foi avassalador, com os mandantes aplicando um sonoro 22 a 5. A equipe merengue tentou reagir nos períodos seguintes, mas não teve inspiração para encostar no placar. Cestinha da partida, com 20 pontos, o ala-pivô Nikola Mirotic fez valer a chamada “Lei do Ex” e foi o destaque do Barcelona. Pelo Real Madrid, o único atleta a alcançar dois dígitos na pontuação foi o ala-pivô norte-americano Trey Thompkins (13 pontos).

Publicidade

Zaragoza 101 x 80 Baskonia
Local: Pabellón Principe Felipe | Público: 10.423 espectadores
Grande surpresa da temporada, o Zaragoza fez mais uma vítima, desta vez o tradicional Baskonia. O ala-armador Dylan Ennis foi o cestinha do time da casa, com 19 pontos. O jovem armador Carlos Alocén, de apenas 19 anos, também se destacou na partida, com 15 pontos e quatro assistências. Pelo Baskonia, destaque para o ala Shavon Shields, cestinha do duelo, com 28 pontos.

Publicidade

Valencia 98 x 91 Tenerife
Local: Pabellón Fuente de San Luis | Público: 7.783 espectadores
Para variar, o pivô Bojan Dubljevic foi o grande destaque do Valencia. O jogador montenegrino foi o cestinha da partida, com 21 pontos, e ainda pegou oito rebotes. Já pelo Tenerife, o maior pontuador foi o pivô Giorgi Shermadini, com 17 pontos. No entanto, o destaque dos visitantes foi o armador brasileiro Marcelinho Huertas, que alcançou o duplo-duplo (15 pontos e 14 assistências), em 34 minutos em quadra.

Gran Canaria 92 x 89 San Pablo Burgos
Local: Gran Canaria Arena | Público: 6.353 espectadores
Com 19 pontos, oito rebotes e + 29 de valoração, o pivô Matt Costello foi o destaque do time das Ilhas Canárias. Pelo time burgalês, os destaques foram o ala-armador Thad McFadden (21 pontos) e o ala-pivô Earl Clark (18 pontos e sete rebotes). Os brasileiros Vítor Benite e Augusto Lima tiveram atuações discretas pelo Burgos. O ala-armador atuou por 20 minutos e anotou cinco pontos e pegou três rebotes, enquanto o pivô ficou quase 25 minutos em quadra e alcançou quatro pontos, quatro rebotes e três assistências.

Publicidade

Murcia 56 x 57 Bilbao
Local: Palacio de Deportes de Murcia | Público: 5.506 espectadores
Os destaques do Bilbao foram o ala Axel Bouteille, cestinha do time, com 20 pontos, e autor da cesta da vitória, e o pivô Ondej Balvin, que saiu de quadra com o duplo-duplo: 13 pontos e 11 rebotes. Pelo Murcia, destaque para o armador Askia Booker, principal pontuado da partida, com 25 pontos. O brasileiro Rafa Luz ficou quase 22 minutos em quadra e anotou seis pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu três assistências.

Obradoiro 78 x 57 Estudiantes
Local: Multiusos Fontes do Sar | Público: 5.964 espectadores
Os destaques do Obradoiro no atropelo sobre o Estudiantes foram o pivô Vladimir Brodzinsky (20 pontos) e o ala-armador Fletcher Magee (15 pontos). Pela equipe visitante, a principal figura em quadra foi o ala-armador Aleksa Avramovic (17 pontos).

Publicidade

Fuenlabrada 81 x 82 Málaga
Local: Pabellón Fernando Martin | Público: 5.523 espectadores
O Málaga protagonizou uma virada incrível fora de seus domínios. A equipe malaguenha entrou no quarto período da partida com uma desvantagem de 15 pontos, mas conseguiu a reação e venceu o Fuenlabrada após uma bola de três convertidas pelo ala-pivô Carlos Suárez, a oito segundos do fim. O ala-armador Darío Brizuela foi o cestinha do duelo, com 16 pontos. Pelo time madrilenho, o maior pontuador foi o ala Christian Eyenga, com 14 pontos.

Andorra 90 x 76 Joventut Badalona
Local: M.I. Govern Andorra | Público: 4.523 espectadores
David Jelinék e Clevin Hannah comandaram o Andorra no triunfo sobre o Joventut Badalona. O ala tcheco foi o cestinha da partida, com 23 pontos (seis bolas do perímetro convertidas), enquanto o armador norte-americano naturalizado senegalês anotou 14 pontos e distribuiu oito assistências. Pelo time catalão, o destaque, como não poderia deixar de ser, foi a dupla de eslovenos formada pelo ala-armador Klemen Prepelic, cestinha da Liga ACB, que anotou 22 pontos, e pelo pivô Alen Omic, maior reboteiro da competição, que alcançou o duplo-duplo: 18 pontos e 13 rebotes.

Publicidade

Real Betis 88 x 89 Manresa
Local: Palacio Municipal de Deportes San Pablo | Público: 5.528 espectadores
Com uma virada no último período, o Manresa conseguiu vencer o lanterna da competição fora de casa. O ala-armador Ryan Toolson foi o destaque e cestinha do duelo, com 28 pontos (seis bolas do perímetro convertidas). Outra peça importante dos visitantes foi o ala-pivô William Magarity, que conseguiu o duplo-duplo: 13 pontos e dez rebotes. Pelo time de Sevilha, as principais figuras em quadra foram o ala-armador AJ Slaughter, que anotou 18 pontos e distribuiu seis assistências, e o pivô Mamadou Niang, que contribuiu com 16 pontos e oito rebotes.


Classificação

1º Real Madrid, Barcelona e Zaragoza: 12 vitórias e três derrotas
4º Tenerife: nove vitórias e seis derrotas
5º Valencia, San Pablo Burgos, Andorra, Bilbao, Málaga e Gran Canaria: oito vitórias e sete derrotas
11º Baskonia, Joventut Badalona e Obradoiro: sete vitórias e oito derrotas
14º Manresa: seis vitórias e nove derrotas
15º Murcia, Fuenlabrada e Estudiantes: quatro vitórias e 11 derrotas
18º Real Betis: três vitórias e 12 derrotas

Publicidade

Real Madrid, Barcelona e Zaragoza estão matematicamente classificados para a Copa do Rei, que acontecerá na cidade de Málaga, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2020, unindo-se ao anfitrião. Os sete primeiros ao final do turno garantirão presença no torneio nacional.

Estatísticas

Melhor ataque: Barcelona = 91,2 de média
Pior ataque: Estudiantes = 74,8 de média
Melhores defesas: Real Madrid e Zaragoza = 75,0 de média
Pior defesa: Obradoiro = 85,8 de média
Mais pontos em um quarto: 37 = Tenerife
Menos pontos em um quarto: 2 = Andorra
Mais pontos em um jogo: 106 = Manresa
Menos pontos em um jogo: 56 = Murcia
Maior diferença de pontos: 32 = Zaragoza 96 x 64 Obradoiro (2ª rodada) e Barcelona 103 x 71 Tenerife (11ª rodada)
Maior público: 11.589 = Baskonia 74 x 82 San Pablo Burgos (14ª rodada)
Menor público: 3.530 = Andorra 79 x 69 Fuenlabrada (2ª rodada)
Maior pontuador em um só jogo: 35 = Klemen Prepelic (Joventut Badalona)
Cestinha: Klemen Prepelic (Joventut Badalona) = 21,5 de média
Melhor reboteiro: Alen Omic (Joventut Badalona) = 8,7 de média
Melhor assistente: Omar Cook (Gran Canaria) = 7,6 de média

Publicidade

Próxima rodada

04/01 (sábado) – Bilbao x Estudiantes, Málaga x Obradoiro, Andorra x Zaragoza, San Pablo Burgos x Barcelona
05/01 (domingo) – Baskonia x Manresa, Tenerife x Fuenlabrada, Joventut Badalona x Murcia, Real Betis x Gran Canaria
06/01 (segunda-feira) – Real Madrid x Valencia

Publicidade

Quer receber notícias do Jumper Brasil pelo WhatsApp? Clique aqui.

Últimas Notícias

Comentários