Auxiliar na seleção, Tiago Splitter vai comandar time da EuroLiga

Ex-pivô é o primeiro brasileiro a comandar uma equipe da EuroLiga

Tiago Splitter time EuroLiga Fonte: Reprodução / X

Auxiliar na seleção brasileira de basquete, Tiago Splitter vai comandar um time da EuroLiga a partir da próxima temporada. O ex-jogador foi anunciado, nessa segunda-feira (15), como novo técnico do Paris Basketball. A equipe é a atual vice-campeã da liga francesa e, em 2024/25, vai estrear no maior torneio europeu de clubes.

Esta será a primeira experiência do ex-pivô como treinador de uma equipe profissional. Além disso, Tiago Splitter é o primeiro brasileiro a comandar um time da EuroLiga. Aos 39 anos, ele acumula trabalhos como assistente na NBA. Entre 2019 e 2023, Tiago integrou a comissão técnica do Brooklyn Nets. Na última temporada, por outro lado, ele trabalhou no Houston Rockets.

Há três meses, Splitter assumiu como um dos auxiliares de Aleksandar Petrovic na seleção brasileira. O ex-jogador, aliás, é cotado para substituir o croata em um futuro próximo. Mesmo com o anúncio do time francês, Tiago segue na comissão técnica da seleção durante as Olimpíadas de Paris.

Publicidade

Tiago Splitter chega ao Paris em um momento especial do time, que vai disputar a EuroLiga pela primeira vez em sua história. O brasileiro assume o lugar de Tuomas Iisalo. O finlandês deixou a equipe francesa para trabalhar como assistente no Memphis Grizzlies. Em 2023/24, o Paris Basketball conquistou dois títulos: EuroCup, segunda competição mais importante da Europa, e a Copa da França. Portanto, Splitter terá o desafio de manter a equipe em alto nível.

Leia mais sobre Tiago Splitter e a EuroLiga

Como jogador, Tiago Splitter fez sucesso no Baskonia, tradicional time espanhol que disputa a EuroLiga. O ex-pivô atuou em sete edições do torneio e obteve médias de 12,3 pontos e 4,8 rebotes. Além disso, o brasileiro coleciona três seleções para os quintetos ideais da EuroLiga: primeiro time em 2008 e segundo em 2009 e 2010. Assim, Tiago se tornou ídolo e teve a camisa (21) aposentada pelo Baskonia.

Publicidade

Splitter foi um dos brasileiros mais marcantes da história da NBA. Afinal, foi o primeiro do país a conquistar um título, em 2013/14, com o San Antonio Spurs. Na principal liga de basquete do planeta, Tiago disputou sete temporadas. Foram cinco pelo Spurs, além de passagens rápidas por Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers.

Em entrevista recente para o Estadão, o ex-pivô comentou sobre o desejo de se tornar treinador. Em 2022, ele teve a oportunidade de comandar a seleção brasileira sub-23.

“Todo auxiliar tem esse objetivo de um dia ser treinador e, claro, ser técnico da seleção brasileira. Eu acho que tem que analisar o passo a passo. Agora sou auxiliar e isso já é importantíssimo para mim. Se vier a oportunidade um dia, óbvio que vai ser bem-vinda”, afirmou.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários