Austrália 87 x 66 França
Os Jogos Olímpicos já nos brindaram com uma zebra logo no primeiro duelo do torneio de basquete masculino. Jogando de forma consistente nos dois lados da quadra, do começo ao fim, a Austrália bateu a França por 87 a 66 e iniciou bem sua trajetória no Grupo A da competição. Essa foi a primeira vitória australiana em estreia olímpica desde 1996.
Nove dos dez atletas que começaram a partida atuam na NBA. O único que, atualmente, não joga na melhor liga de basquete do mundo é o ala-armador Nando DeColo, MVP da última edição da Euroliga pelo CSKA Moscou, da Rússia. O detalhe é que DeColo já defendeu San Antonio Spurs (2012-2014) e Toronto Raptors (2014).
A Austrália comandou o placar desde o começo graças aos erros seguidos da França (foram seis no primeiro quarto) e à boa movimentação de bola no ataque. Já na metade do segundo quarto, a seleção da Oceania conseguiu abrir uma vantagem de 15 pontos (32 a 17). A França reagiu graças ao armador Tony Parker, que anotou 14 pontos seguidos. Os australianos foram para o intervalo vencendo por 36 a 33. No terceiro período, a Austrália novamente se distanciou no marcador. Com uma atuação sólida dos atletas que atuam na NBA, a Austrália foi para último quarto com 13 pontos à frente no placar (61 a 48). No período final, a França continuou pouco inspirada e foi presa fácil.
https://vine.co/v/5qju7W39xuV
O armador Patty Mills, do Spurs, foi o cestinha do duelo, com 21 pontos. Outro jogador australiano que teve uma atuação destacada foi o pivô Andrew Bogut. Mesmo sem estar 100% de sua melhor condição física, o jogador do Dallas Mavericks anotou 18 pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu cinco assistências.
Com Bogut sendo importante nos passes na área próxima à cesta, e Dellavedova mostrando que também tem uma boa visão de quadra, a Austrália angariou 29 assistências na partida. Além disso, a seleção da Oceania cometeu apenas sete desperdícios de bola.
A França, que errou bastante na partida – foram 17 desperdícios de bola no total – teve como figura destacada somente o veterano Parker. O camisa 9 do Spurs marcou 18 pontos e foi o cestinha francês. O selecionado europeu mostrou um ataque estagnado, que não envolveu jogadores importantes como DeColo e Nicolas Batum, que combinaram para apenas nove arremessos de quadra.
O próximo jogo da Austrália será disputado na segunda-feira (8), às 14h15 (horário de Brasília) contra outra potência europeia do basquete, desta vez a Sérvia. Já a França, no mesmo dia, pega a frágil seleção da China, às 22h30.
Austrália
Patty Mills: 21 pontos, cinco assistências e quatro bolas de três pontos convertidas; 27 minutos
Andrew Bogut: 18 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e 9-10 nos arremessos de quadra; 22 minutos
Aron Baynes: 14 pontos e oito rebotes; 24 minutos
Matthew Dellavedova: quatro pontos, dez assistências e três roubadas de bola; 26 minutos
França
Tony Parker: 18 pontos; 20 minutos
Mickael Gelabale: 13 pontos e quatro rebotes; 18 minutos