Boban Marjanovic é o jogador mais alto com contrato garantido na NBA atual, dominando adversários do alto de seus 2.24m de altura. Em uma era dominada por formações mais baixas e versáteis, porém, a falta de agilidade do pivô do Dallas Mavericks evita que fique em quadra tanto quanto sua imposição física sugeriria. Para o ala-armador Austin Rivers, uma questão de timing ruim evita que o sérvio seja dominante na liga.
“Boban chegou à NBA uns dez anos tarde demais, provavelmente. É claro que ele está jogando conosco normalmente, mas não se engane: em 2003 ou 2006, seria um jogador de muito mais impacto. Seria um astro, uma força a ser temida nessa liga, em outras épocas”, projetou o reserva do Houston Rockets, fã confesso do gigante sérvio e seu carisma, em entrevista ao site The Athletic.
A vantagem física e impacto ofensivo de Marjanovic é tão grande na NBA atual que o treinador Stan Van Gundy questiona se, independentemente da vulnerabilidade defensiva, não seria o caso do europeu ser mais utilizado. “É preocupante tê-lo no lado defensivo? Sim, eu sei. Mas, com tudo que pode fazer ofensivamente, não sei se não deveríamos ‘pagar para ver’ essa fragilidade mais”, apontou o técnico.
Constantemente presente em campanhas publicitárias e vídeos promocionais do Mavericks, por conta de sua personalidade carismática, Marjanovic registra médias de 6.3 pontos e 4.1 rebotes em pouco menos de 10 minutos de ação por noite em Dallas.