Ausência contra Nuggets e Blazers pode atrapalhar MVP de Joel Embiid

Astro do Sixers já perdeu 12 partidas na atual temporada

Nuggets MVP Joel Embiid Fonte: Ron Hoskins / AFP

Joel Embiid desfalcou o Philadelphia 76ers no último sábado (27), contra o Denver Nuggets por conta de uma lesão no joelho que pode atrapalhar sua briga pelo MVP da NBA. Na segunda-feira (29), o astro foi novamente ausência na equipe. Agora, se o pivô perder mais seis jogos, estará fora da disputa pelo prêmio de melhor jogador da temporada.

Portanto, a ausência nos duelos contra Nuggets e o último contra o Portland Trail Blazers podem distanciar Joel Embiid da briga pelo MVP. São 12 jogos como desfalque no Sixers. Nas regras do novo acordo coletivo de trabalho (CBA), o número mínimo de partidas para concorre a prêmios individuais é de 65. Ou seja, o número máximo de confrontos perdidos ao longo da campanha é 17.

Publicidade

No duelo mais interessante da rodada passada, um encontro contra Nikola Jokic não aconteceu. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, a ausência pode ser investigada pela liga. Isso porque o pivô do Sixers só apareceu no relatório de lesões 15 minutos antes da partida.

Se o pivô estiver sendo realmente prejudicado por um problema no joelho, isso deverá ser uma preocupação para Philadelphia. Afinal, com a derrota para o Blazers, a equipe acumula nove derrotas em 13 jogos disputados sem o astro em quadra. Mas, se a franquia apenas optou por preservar seu jogador, a NBA poderá intervir e aplicar uma multa ao 76ers.

Publicidade

As folgas aos principais astros é assunto que gera discussões nos últimos anos. O chamado load management. A ideia consiste em descansar jogadores em certas partidas, pensando na preservação da saúde física dos atletas e isso virou algo estratégico na liga. Afinal, as franquias visam a disponibilidade de suas estrelas nos playoffs como fator principal para serem competitivos.

Leia mais sobre Joel Embiid!

Entretanto, essa prática passou a ser um conflito de ideias ao redor da liga. A insatisfação dos torcedores com a ausência dos principais jogadores em partidas da temporada regular, por exemplo, foi algo questionado.

Publicidade

Do ponto de vista da produção dentro de quadra, Joel Embiid é novamente o favorito para vencer o MVP. Ele está superando os números da temporada passada. Até agora, acumula médias de 36 pontos, 11.4 rebotes e 5.8 assistências por jogo. No início deste mês, o craque teve um desempenho monumental. Na vitória sobre o San Antonio Spurs, ele se tornou o nono jogador da história a marcar 70 pontos em um jogo.

Além disso, é o atual líder na corrida ao prêmio de melhor jogador de 2023/24. Jokic vem logo atrás em segundo lugar. Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, em terceiro. Por fim, Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks, e Jayson Tatum, do Boston Celtics, também estão na disputa.

Publicidade

No último mês, Embiid não escondeu o desejo de ser novamente eleito MVP. Para ele, quanto mais sucesso obtiver em sua carreira, melhor.

“Tenho boas chances [de outro MVP]. Então, se eu tiver a chance de participar dessa conversa, por que não? Eu quero tudo. Não tenho vergonha disso. Não vou sentar aqui e dizer que não me preocupo com isso. Qualquer coisa que eu possa vencer, eu quero”, comentou em dezembro à ESPN.

Publicidade

Por Miguel Custódio

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários