Atual campeão da NBA com o Toronto Raptors, Nick Nurse foi eleito o técnico do ano. O anúncio foi feito pela liga na tarde deste sábado (22).
Nurse, de 53 anos, ganha o troféu Red Auerbach pela primeira vez, logo na segunda temporada à frente de uma equipe da NBA. Ele levou a melhor sobre Mike Budenholzer, do Milwaukee Bucks; e Billy Donovan, do Oklahoma City Thunder, outros finalistas do prêmio.
Em eleição feita com 100 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, Nurse teve 90 votos de primeiro lugar e contabilizou 470 pontos. O segundo mais votado foi Budenholzer, com 147 pontos. Donovan terminou em terceiro, com 134 pontos.
Cinco pontos foram concedidos aos votos de primeiro lugar, três pontos ao segundo e um para o terceiro.
“Nick é uma pessoa relaxada, mas um técnico muito trabalhador, criativo e dinâmico. Ele está sempre dando o tom para a nossa equipe, atacando o nosso próximo campeonato, ao invés de defender o último. É por isso que acreditamos nele. Sua jornada para esta tremenda honra foi longa, e estamos muito felizes em vê-lo ser reconhecido desta forma”, afirmou Masai Ujiri, presidente do Raptors, em um comunicado enviado à imprensa.
Após a conquista do título da NBA na sua temporada de estreia, Nurse levou o Raptors à segunda melhor campanha geral em 2019/20, com 53 vitórias e 19 derrotas, mesmo com a saída do astro Kawhi Leonard, que assinou com o Los Angeles Clippers, na última offseason. Além disso, a equipe canadense tem a segunda melhor eficiência defensiva da liga (média de 105 pontos sofridos por 100 posses de bola) e é a que menos leva pontos, em média (106.5).
Nurse é o terceiro treinador do time de Toronto a conquistar a honraria. Os outros foram Sam Mitchell, em 2006/07, e Dwane Casey, em 2017/18.