Dono da primeira escolha do Draft de 2024, o Atlanta Hawks pode realizar algumas trocas na agência livre. A equipe, que foi aos playoffs três vezes nos últimos quatro anos, ficou fora dos mata-matas em 2023/24. Então, a diretoria do Hawks entende que possui opções para voltar a disputar a principal fase da NBA. Mas como chegar lá?
Bem, é importante dizer que o trabalho não é tão ruim quanto parece. Basta realizar uma ou duas trocas e o Atlanta Hawks pode sair da agência livre com um time realmente competitivo. Ou seja, o cenário não é de desastre ou coisa similar. A equipe possui boas peças em todos os setores, mas o problema fica mesmo por conta do encaixe.
É fato dizer que o experimento com Dejounte Murray e Trae Young não deu certo no Hawks, então um deles deve sair. Os rumores indicam, ao menos, que trocas vão acontecer em Atlanta. Vamos entender o que pode acontecer nas próximas semana, de acordo com as especulações.
De’Andre Hunter vai para o Portland Trail Blazers
Hawks | Blazers |
---|---|
De’Andre Hunter | Malcolm Brogdon |
Pensando na saída de um dos armadores, o Atlanta Hawks vai precisar de trocas na agência livre. Com a ida de Hunter para o Blazers, o time receberia um armador veterano para vir do banco e ajudar quem ficar. Por exemplo, se Murray sair, Brogdon poderia ser o reserva de Trae Young.
A ideia é ter um elenco mais profundo, pois o Hawks não tem um armador com capacidade para comandar a segunda unidade. Hoje, Young e Murray alternam. E como Atlanta possui bons alas e pode selecionar outro jogador da posição no Draft (Alex Sarr), a armação seria o primeiro passo. Mas mais do que isso, o time teria flexibilidade em sua folha salarial, já que Brogdon vai para o último ano de contrato.
Ou seja, Atlanta entraria na outra agência livre (2025) podendo avaliar se com Brogdon o time funciona melhor. Na pior das hipóteses, ele vai embora.
Enquanto isso, Hunter precisa de um novo time, especialmente se Sarr ou qualquer outra escolha do recrutamento chegar. E ele possui mais três anos (cerca de US$70 milhões no total). Por fim, o Blazers adoraria receber um jogador com talento para atuar ao lado de Jerami Grant.
Clint Capela vai para o Chicago Bulls
Hawks | Bulls |
---|---|
Clint Capela | Nikola Vucevic |
AJ Griffin | Alex Caruso |
A ideia aqui é reforçar os dois lados da quadra, com versatilidade defensiva e melhorar o arremesso do perímetro. Isso porque Nikola Vucevic ajudaria no rebote defensivo (Atlanta foi o 22° no quesito em 2023/24) e pode fazer o espaçamento no ataque. Embora tenha convertido somente 29.4% de três na atual campanha, ele teve um aproveitamento decente na anterior (34.9%).
Quanto ao reforço no perímetro, Alex Caruso é uma resposta ao péssimo trabalho defensivo de Atlanta nos últimos anos. Caruso acertou 40.8% de três e fez parte dos times de defesa nas últimas duas temporadas. Ou seja, com uma provável saída de Young ou Murray, o atual jogador do Bulls chegaria para deixar o Hawks competitivo.
O fato é que com Vucevic, Onyeka Okongwu poderia seguir vindo do banco para deixar o garrafão com mais proteção.
Mas Atlanta deveria enviar uma escolha de Draft ao Bulls. O problema: a de 2024 é a primeira. Então, não existe negócio ali. Poderia ser a de 2025, com proteção até a pick 12 (via Sacramento Kings) ou 2028.
Para o Bulls, enquanto isso, o time receberia um pivô com características defensivas como Clint Capela. Aliás, foi algo que o time sofreu nos últimos anos.
Leia mais
- Alex Sarr – NBA Draft 2024
- Boletim de rumores e trocas da NBA (30/05/2024)
- Warriors estaria longe de estender contrato de Klay Thompson
Dejounte Murray para o San Antonio Spurs
Hawks | Spurs |
---|---|
Dejounte Murray | Keldon Johnson |
– | Malaki Branham |
É a volta de Murray para o Spurs, mas San Antonio precisa “pagar” com escolhas de Draft. O ponto aqui é que Keldon Johnson pode atuar como ala e ala-armador, mas que precisa voltar a defender bem. Não foi o que aconteceu em 2023/24. E o fato de ele poder atuar em duas ou até três posições é algo que qualquer time gostaria de ter. Afinal, versatilidade e talento podem deixar o Hawks na briga por uma classificação direta aos playoffs.
Com Malaki Branham, o Hawks poderia seguir no mesmo caminho de reforçar o resto do elenco. Branham pode atuar como armador principal ou ala-armador e é uma alternativa para pontuar vindo do banco.
Enquanto isso, o Spurs receberia Murray de volta, um jogador que Gregg Popovich gosta e pode trazer o melhor de Victor Wembanyama. Digo… melhor ainda.
Mas para acontecer, Atlanta deve receber escolhas de Draft para tentar recuperar seu investimento no atleta.
Como ficaria o Atlanta Hawks
Supondo que o Atlanta Hawks faça as três trocas já na agência livre, o time teria versatilidade ofensiva e defensiva, podendo voltar a brigar pelo que mais importa.
Então, Trae Young seria o armador principal, com Alex Caruso, Keldon Johnson, Jalen Johnson e Nikola Vucevic no quinteto titular. Enquanto isso, Malcolm Brogdon, Malaki Branham, Bogdan Bogdanovic, Alex Sarr e Onyeka Okongwu fariam parte da rotação principal.
O Hawks ainda poderia estender o contrato de Saddiq Bey, que é agente livre.
Por fim, o time não precisaria acelerar o desenvolvimento de jogadores como Kobe Bufkin e Mouhamed Gueye.
O certo é que Atlanta teria uma chance a mais de vencer com um grupo cheio de alternativas nos dois lados da quadra.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA