O Atlanta Hawks foi o grande vencedor da loteria do Draft da NBA, realizada no último domingo (12), ficando com a primeira escolha. A equipe, afinal, tinha apenas 3% de chances de obter a pick principal, mas se deu bem. Não foi a primeira vez que a tradicional franquia conseguiu o posto mais alto do recrutamento. Por outro lado, a história do time nessa posição não é tão bonita quanto parece.
É verdade que já faz muito tempo desde a última vez que a franquia conseguiu a primeira escolha. A última foi em 1975 quando selecionara uma lenda da história da liga. Entretanto, nunca vestiu a camisa Hawks.
David Thompson, ala que faria sucesso e história pelo Denver Nuggets, foi o selecionado pela franquia. Mas, a NBA não tinha o monopólio do basquete dos EUA na época. A ABA surgia como concorrente e vivia seu melhor momento, sendo liderada por Julius Erving, o Dr. J, que estava em seu ápice pelo New York Nets e revolucionava o jogo com suas enterradas.
A NBA, aliás, vivia um momento de baixa. Após a dinastia de Bill Russell pelo Boston Celtics, os anos 1970 não tinham grande audiência, apesar da grande disputa e alternância de campeões. Thompson, então, também foi a primeira escolha do Draft da ABA e escolheu a liga de Julius Erving. Ele se juntou ao Denver Nuggets, que fazia parte da disputa na época, com outras franquias como, por exemplo, San Antonio Spurs, New York Nets e Indiana Pacers.
Leia mais sobre o Hawks!
- GM do Hawks descarta troca com primeira escolha do Draft
- Atlanta Hawks vence a Loteria do Draft 2024 da NBA
- Possível primeira escolha, Alex Sarr celebra vitória do Hawks na loteria do Draft
As ligas, enfim, fariam sua fusão dois anos depois. No entanto, Thompson se manteve em Denver e jamais vestiu a camisa do Atlanta Hawks, mesmo que sendo sua primeira escolha do Draft de 1975. O ala não conseguiu títulos no Colorado, mas tem uma marcante história com George Gervin, com quem disputou o prêmio de cestinha da temporada em 1978. Ele marcou 73 pontos no último dia da campanha, e ainda assim, foi derrotado por Gervin.
Outras ocasiões
Mas, apesar desse ser o paralelo mais recente, até mesmo outros esportes atrapalharam o Hawks quando teve a primeira escolha. Nos primórdios da NBA, em uma época onde não existia loteria e o processo era muito menos organizado, o Hawks obteve a primeira escolha em duas ocasiões. Aliás, eles ainda estavam em Milwaukee quando conseguiram o posto pela primeira vez em 1952.
Mark Workman foi o escolhido. Ele foi um pivô de destaque na Universidade de West Virginia na época. Mas, mesmo sendo a maior escolha de seu recrutamento, ele nunca ganhou espaço no Hawks, disputando apenas cinco partidas. Ele só atuaria por mais dois anos, em 1953/54 pelo Rochester Royals (hoje Sacramento Kings), e pelo Baltimore Bullets.
Por fim, eles tiveram nova chance em 1954 e selecionaram Dick Ricketts. Porém, o ala também era praticante de beisebol e, por um acaso, é um dos 13 atletas da história a atuar pela NBA e pela MLB. Ricketts disputou 29 jogos pelo St. Louis Hawks em 1955/56 e pediu para ir para o Rochester Royals, já que também defendia o Rochester Red Wings. Após outros dois anos na NBA, ele se aposentou para focar na MLB, onde teve uma carreira de dez anos.
Portanto, é certo que Atlanta deseja ter mais sorte com sua escolha de 2024 do que seu paralelo histórico indica. O favorito ao posto é Alex Sarr.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA