Dominique Wilkins foi um dos lendários atletas que transformaram o Concurso de Enterradas em um dos eventos mais esperados do All Star Weekend. O ídolo do Atlanta Hawks venceu a competição por duas vezes (1985 e 90) e protagonizou duelos clássicos com Michael Jordan. Com tantas boas lembranças, o integrante do Hall da Fama lamenta o desgaste que o torneio encara junto ao público nos últimos anos. Ainda mais lamentável, para ele, é o fato de que os únicos realmente capazes de mudar a situação não estejam interessados em fazê-lo.
“Nunca vai ser novamente como era comigo e Jordan, mas eu acho que você pode recuperar o entusiasmo se os melhores jogadores participassem do Concurso. Por algum motivo, eles não participam agora. Acredito que os astros têm medo de perder, sentem que suas ‘marcas’ são mais importantes do que isso”, criticou o ex-craque, que ganhará uma estátua no ginásio do Hawks no ano que vem, em entrevista ao jornal Star Tribune.
Um dos atletas que podem ajudar a revitalizar a competição em breve é Andrew Wiggins. O primeiro selecionado do último draft é apontado como um participante em potencial para as próximas temporadas e chegou a ser comparado com Wilkins por analistas. O ex-jogador já assistiu a alguns jogos do novo reforço do Minnesota Timberwolves e vê semelhanças, mas ressalta que o jovem talento ainda precisa ser muito trabalhado.
“Ele não é tão alto quanto eu era, mas é um jovem atlético com potencial para ser um grande jogador se continuar a melhorar. Eu sempre digo aos garotos para aprimorarem os aspectos que sentem mais desconfortáveis, porque isto é o que vai torná-lo melhor. As pessoas veem minhas enterradas, mas é muito difícil fazer 26.000 pontos na carreira só enterrando. Sabia pontuar das mais diversas e criativas formas”, afirmou o 12º maior pontuador da história da NBA.
Além dos dois títulos, Wilkins participou de outras três edições do Concurso de Enterradas e foi derrotado (1984, 86 e 88). As jogadas plásticas que realizou ao longo da carreira renderam-lhe o apelido “Human Highlight Film”, mesmo tendo perdido três de cinco torneios. O ex-ala esteve também em nove Jogos das Estrelas, foi eleito para um dos quintetos ideais de temporada em sete vezes e teve sua camisa (#21) aposentada pelo Hawks.