Luka Doncic, astro do Los Angeles Lakers, dominou o jogo na vitória da Eslovênia sobre a Itália no domingo (7) pelo EuroBasket. O jogador somou 42 pontos, dez rebotes e três roubos de bola no triunfo por 84 a 77. Como resultado, o armador levou seu país às quartas de final do torneio.
E Luka Doncic fez história contra a Itália. Afinal, ele subiu para o terceiro lugar entre os maiores cestinhas em média do EuroBasket, superando ninguém menos que o lendário Drazen Petrovic. Agora, o esloveno está com 23.4 pontos (mínimo de 20 jogos), enquanto Petrovic ficou com 23.2. Enquanto Doncic o fez em 22 partidas, o irmão do técnico da seleção do Brasil esteve em 26 embates.
No geral, Luka Doncic ainda está atrás de outros dois: Nikos Galis (31.2 pontos em 33 jogos) e Radivoj Korac (24.8 pontos em 34 partidas).
O jogador do Lakers está em sua terceira edição do EuroBasket. Ele fez parte do time campeão de 2017 em cima da Sérvia. Ainda jovem, aos 18 anos, e antes de estrear na NBA, o armador bateu o time sérvio, que não contou com Nikola Jokic.
Em sua última participação no EuroBasket, em 2022, Doncic e a Eslovênia pararam nas quartas contra a Polônia. Justamente a próxima fase do time no torneio de 2025.
Leia mais
- Se NBA comprovar erro, Clippers deve perder Kawhi Leonard
- EuroBasket: Lauri Markkanen lidera e Finlândia despacha Sérvia
- EuroBasket: Alperen Sengun dá show e Turquia elimina Suécia
Assim como no Lakers e na NBA, Luka Doncic vem dominando o ataque no EuroBasket. Em seis jogos no torneio até aqui, ele possui médias de 34.0 pontos (líder), 8.3 rebotes (décimo) e 7.2 assistências (segundo). Além disso, ele tem nada menos que 3.5 roubos de bola, bem longe do que faz na liga dos EUA, com 1.2 na carreira.
Ídolo da NBA, Luka Doncic ainda tem grandes desafios se quiser voltar a ser campeão do EuroBasket mais uma vez.
Agora, a Eslovênia de Luka Doncic volta às quadras nesta quarta-feira (10) contra os atuais campeões mundiais, a Alemanha de Dennis Schroder e Franz Wagner. Caso seu time vença os alemães, os eslovenos pegam o vencedor entre Finlândia e Geórgia na próxima sexta-feira (12), já pela fase semifinal.
Vale lembrar que o próximo EuroBasket, em 2029, será como nas últimas edições. Ou seja, quatro países vão sediar o torneio. Entre eles, a Eslovênia de Luka Doncic, além de Estônia, Espanha e Grécia, do astro Giannis Antetokounmpo.
Lakers
Apesar de estar em plena disputa no EuroBasket 2025, Luka Doncic vai se preparar para a próxima campanha da NBA com o Lakers muito em breve. Isso porque a fase de treinos começa já no fim deste mês.
A temporada 2025/26 será a primeira de Doncic pelo Lakers desde o começo. Ele chegou em troca com o Dallas Mavericks na última trade deadline. No entanto, pode ser o último ao lado de LeBron James.
O quatro vezes MVP da NBA só tem mais um ano sob contrato e vários rumores apontam que será a sua última campanha pelo time de Los Angeles. O Lakers começa a pré-temporada, já com Doncic, no dia 3 de outubro contra o Phoenix Suns.
Por outro lado, a fase regular começa no dia 21 do mês que vem diante do Golden State Warriors, do astro Stephen Curry.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA