Depois de anos de especulação, o angolano Carlos Morais finalmente terá sua primeira chance de jogar na NBA. O Toronto Raptors confirmou neste domingo que o ala-armador vai integrar o elenco da equipe durante as atividades de pré-temporada. Assim, ele se torna o primeiro atleta de Angola a entrar na liga norte-americana.
Morais chega à NBA credenciado pelo prêmio de MVP do Afrobasket, que aconteceu no último mês. Ele liderou a seleção angolana ao título continental e, consequentemente, à classificação para o Mundial da Espanha. Em sete partidas disputadas na competição, ele registrou 15.9 pontos, 4.6 rebotes e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
O ala-armador assinou contrato não garantido com o time e vai disputar a última vaga ainda disponível no elenco de Toronto com outros atletas convidados para o período de preparação. Entre os “adversários” do jogador africano estão os armadores Julyan Stone (ex-Nuggets) e Chris Wright (ex-Mavericks).
Comemorando seu 28º aniversário nesta segunda-feira, Morais joga profissionalmente desde os 16 anos e atuava pelo Petro Atlético (Angola). Além dos torneios disputados com a seleção, sua experiência internacional resume-se a um ano em um colégio preparatório na Geórgia. O ala-armador chamou a atenção de olheiros norte-americanos pela primeira vez ainda em 2008, quando anotou 24 pontos contra o USA Team em jogo válido pelas Olimpíadas de Pequim.