Mike Budenholzer (Milwaukee Bucks) e Billy Donovan (Oklahoma City Thunder) foram eleitos os melhores técnicos da temporada por seus colegas de profissão. A Associação dos Treinadores da NBA anunciou os dois profissionais como recipientes do prêmio Michael H. Goldberg nesse ano. Eles empataram em primeiro lugar na votação realizada entre os 30 comandantes de equipes da liga.
“Mike lidera o Bucks à melhor campanha da liga pela segunda temporada seguida, enquanto Billy tornou-se somente o quarto técnico em atividade a levar seu time aos playoffs em cada um de seus cinco primeiros anos no cargo. Ser reconhecido por seus colegas com essa premiação é uma das realizações mais simbólicas dos esportes norte-americanos”, declarou o presidente do órgão, Rick Carlisle.
Essa é a segunda vez na história que o prêmio é dividido entre dois treinadores: em 2017, Mike D’Antoni (Houston Rockets) e Erik Spoelstra (Miami Heat) também empataram na votação da categoria. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, Nick Nurse (Toronto Raptors) ficou a somente um voto de provocar o primeiro empate triplo da história do prêmio Michael H. Goldberg.
“Mike e Billy, obviamente, fizeram grandes trabalhos. Você não pode discutir com o excelente recorde de Milwaukee e como Oklahoma City, depois das mudanças que aconteceram por lá, excedeu as baixas expectativas que existiam em torno do time. Ambos são ótimas pessoas e muito merecedores”, exaltou Nurse, atual campeão da liga, em entrevista coletiva nessa segunda-feira.
Além dos três já citados, outros cinco técnicos foram citados na votação interna: Taylor Jenkins (Memphis Grizzlies), Nate McMillan (Indiana Pacers), Frank Vogel (Los Angeles Lakers), Brad Stevens (Boston Celtics) e Spoelstra. O prêmio oficial de técnico do ano da NBA, o troféu Red Auerbach, é baseado em votos de integrantes da mídia especializada e terá o vencedor anunciado nas próximas semanas.