A Associação dos Técnicos da NBA anunciou neste domingo que passará a realizar uma premiação própria a partir deste ano. O troféu Michael H. Goldberg, como foi batizado, vai reconhecer o melhor profissional da categoria a cada temporada em votação entre os 30 treinadores em atividade da liga. A nova honraria não exclui o tradicional prêmio entregue pela NBA, que só consulta jornalistas especializados.
Goldberg é um dos atuais diretores da Associação, que trabalha há quase quatro décadas na defesa dos técnicos da liga e no avanço dos direitos da categoria. “O nome desse prêmio homenageia o trabalho de um grande líder, um defensor dos interesses dos treinadores da NBA e, mais importante, um confiável amigo”, disse o presidente da união e comandante do Dallas Mavericks, Rick Carlisle.
Com a criação do prêmio próprio, a NBCA segue o exemplo recente da Associação dos Jogadores da NBA na tentativa de dar voz a seus membros na escolha dos melhores da temporada. A NBPA iniciou sua premiação em 2015, quando divergiu da seleção “oficial” no prêmio mais nobre da liga: elegeu James Harden como MVP, enquanto os jornalistas especializados premiaram Stephen Curry.