Os novos donos do Sacramento Kings estão prontos para iniciar uma grande reestruturação na franquia. Entre as várias mudanças planejadas para os próximos meses, a primeira acontecerá no comando da equipe. A demissão do treinador Keith Smart deve ser oficializada em breve e o time já teria um nome bem encaminhado para assumir o cargo: Mike Malone.
De acordo com Marcus Thompson, do jornal Contra Costa Times, o assistente do Golden State Warriors deverá assumir o comando do Kings para a próxima temporada. Fontes ligadas à alta direção da franquia californiana confirmaram ao jornalista que um acordo entre as partes é considerado apenas questão de tempo.
Malone seria uma indicação direta do novo dono do time, Vivek Ranadive. O empresário era um dos sócios minoritários do Warriors antes de comprar a franquia de Sacramento e um admirador de longa data do trabalho do auxiliar. A amizade entre ambos tende a facilitar as negociações.
Outro que não deverá permanecer na organização é o gerente-geral Geoff Petrie. A intenção do Kings era contratar um novo GM antes de tomar uma decisão sobre o substituto de Smart, mas o recente interesse do Los Angeles Clippers no assistente de Mark Jackson faz com que os dirigentes pensem em acelerar o processo. É esperado que os angelinos façam um pedido oficial ao Warriors para entrevistá-lo nos próximos dias.
Malone tem 42 anos e é um dos auxiliares mais cobiçados da liga no momento. O auxiliar chegou ao Warriors em 2011, após passagens pelas comissões técnicas de New York Knicks (2003-05) e Cleveland Cavaliers (2005-10). Ele é filho do ex-treinador Brendan Malone e, caso seja contratado por algum time, deverá contratar o pai para fazer parte de sua comissão.