As torres gêmeas do Cleveland Cavaliers

Allen e Mobley se mostram uma nova versão de pilares no garrafão do Cavs

torres gêmeas cleveland cavaliers Fonte: MARK BLINCH / AFP

O ato de jogar com dois homens altos no garrafão, como fez o Houston Rockets da metade final dos anos 80, com Ralph Sampson e Hakeem Olajuwon e também o San Antonio Spurs durante o fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000, com Tim Duncan e David Robinson, é bastante controverso e precisa das peças exatas para funcionar. Várias outras versões das torres gêmeas já ocorreram durante a história da NBA, mas agora é a vez do Cleveland Cavaliers colocar em prática.

No entanto, diferente de outras equipes, em outras épocas, o Cavs não concentra seu jogo em post ups, com foco apenas nos pivôs. Afinal, hoje em dia, é difícil achar equipes que têm sucesso dessa forma. Ao invés disso, Cleveland utiliza de seus armadores, Donovan Mitchell e Darius Garland, para produzir ofensivamente.

Publicidade

É claro que as torres gêmeas do Cleveland Cavaliers, Evan Mobley e Jarrett Allen, ainda participam do jogo ofensivo, mas sem a responsabilidade de ser o principal foco de um esquema. No caso de Mobley, sua capacidade de usar da velocidade para escapar de defensores, bem como de ir para a linha do lance livre, são destaques. Já Allen é um dos melhores finalizadores de Pick And Roll da liga, e Mitchell sabe exatamente como potencializar seu pivô nesse quesito, já que passou anos atuando ao lado de Rudy Gobert, no Utah Jazz.

Leia mais!

Foça no garrafão

Após mencionadas as contribuições dos atletas na quadra de ataque, vamos para onde eles realmente brilham. Allen e Mobley são duas forças no garrafão enquanto defendem, e tornam o Cavs uma das melhores equipes da liga na defesa. Os dois são atléticos, rápidos e fortes. Até aqui, Cleveland tem a melhor taxa de defesa no garrafão. Como resultado, os adversários só conseguem converter 34% dos arremessos feitos na área pintada.

Publicidade

Além disso, os pivôs se complementam. Por um lado, Allen é um grande defensor do aro, forte e que dificulta muito infiltrações dos adversários. Já Mobley, é rápido e alto, sendo capaz de defender tanto dentro, quanto fora do garrafão. Os dois jogadores, portanto, estão no top 10 da liga em contestações de arremesso por jogo, com cerca de 11 cada.

Grande parte do plano de jogo defensivo do Cavs se concentra em forçar os adversários a enfrentarem Mobley e Allen. Embora não sejam os melhores defensores da NBA, os dois se complementam e caem como uma luva para a equipe, que vem mostrando sua força neste início de temporada. Assim, se mantiver o nível de atuação das primeiras partidas, a equipe de Ohio pode se tornar forte candidata ao título.

Publicidade

Por fim, a junção das “torres” prova que, mesmo que a NBA tenha mudado bastante seu estilo de jogo desde os anos 90 e agora esteja mais orientada a jogadores mais baixos, ainda é possível jogar com dois pivôs e ser competitivo.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários