https://www.youtube.com/watch?v=J0XUYfkyDnw
Marc Gasol encerrou a temporada regular como o primeiro pivô da história da liga a anotar 300 assistências e 100 tocos, além de converter 100 cestas de três pontos, em uma mesma campanha. Mas, se você espera vê-lo celebrando a marca, esqueça. O líder do Memphis Grizzlies acredita que, na verdade, o inédito feito é uma distração da real análise do que acontece em quadra.
“O único número com que a imprensa deveria se importar é a campanha da minha equipe. Estatísticas são ótimas, mas estão matando o basquete. O jogo é subjetivo e várias coisas acontecem que os números simplesmente não podem mensurar. As coisas mais importantes do basquete não podem ser medidas”, disparou o jogador da seleção espanhola, em entrevista ao jornal Memphis Commercial Appeal.
Gasol ainda disse que, como especialista defensivo, nunca conseguiu encontrar um número que realmente traduzisse seu impacto na marcação. De fato, a maior parte das estatísticas existentes são relativas ao lado ofensivo da quadra. Na temporada regular, o pivô do Grizzlies obteve médias de 19.5 pontos, 6.3 rebotes, 4.6 assistências e 38.8% de conversão nos arremessos de longa distância.