Argentino do Minas é punido por caso de racismo no NBB

Nicolas Copello foi denunciado e acusado por ofender um jogador do Cerrado

argentino minas racismo nbb Fonte: Hedgard Moraes / MTC - Nícolas Copello (acusado) e Matheus Buiú (vítima) em duelo pelo NBB

O NBB divulgou, nesta quarta-feira (20), a punição ao argentino Nícolas Copello, do Minas, após o caso de racismo contra um jogador do Cerrado. O episódio aconteceu no duelo entre as equipes no início do mês. O armador Matheus Buiú acusou o adversário de provocações raciais durante o confronto. Como resultado, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Liga Nacional de Basquete (LNB) suspendeu o atleta do time mineiro.

Como punição, o argentino do Minas ficará dez jogos sem atuar no NBB por racismo. Além disso, terá que pagar uma multa de R$8 mil. No entanto, o caso ainda cabe recurso. A Liga divulgou o resultado do julgamento em seu site oficial. O caso respondeu ao artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça”.

Publicidade

Da mesma forma, o Minas, que jogava em casa, foi multado em R$1 mil por “deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento de competição”. Clube mineiro e Procuradoria ainda podem recorrer das decisões do julgamento.

O caso gerou confusão na vitória do Cerrado no dia 6 de dezembro. A partida, aliás, terminou em briga generalizada. Isso porque, Buiú se revoltou com as injúrias do rival. Os jogadores do time de Brasília, então, “tomaram as dores” do companheiro. Após o jogo, o jovem armador revelou que foi chamado de “negro de merda”.

Publicidade

Leia mais sobre o NBB!

Buiú chegou a pedir para que os árbitros paralisassem a partida. Mas ela foi concluída com vitória do Cerrado por 68 a 67. Posteriormente, o jogador foi à 2ª delegacia da Polícia Civil, em Belo Horizonte, e registrou um Boletim de Ocorrência.

O julgamento durou quase cinco horas. Além de Copello, outros dois nomes foram inclusos por conta do tumulto ao fim do jogo. Ítalo Bonizioli, que foi um dos que mais se revoltaram com o caso, também foi suspenso pelo lado do Cerrrado. Ele pegará gancho de um jogo. Por sua vez, Gemerson, do clube mineiro, foi absolvido.

Publicidade

Buiú está em sua primeira temporada pelo Cerrado. Ele chegou à equipe na atual temporada depois de ser um dos destaques do Paulistano no bicampeonato da liga de base. Então, foram quatro temporadas como reserva do clube paulista até chegar à equipe de Brasília. Agora, soma médias de 10.7 pontos e e quatro assistências por jogo.

Por fim, o Minas não anunciou nenhuma punição a Copello. Duas semanas após o episódio de racismo, não houve nenhuma medida contra o atleta. O argentino, entretanto, não participou do jogo seguinte, contra o Pinheiros. Segundo a assessoria de imprensa do clube, ele não tinha condições psicológicas de atuar. O armador de 31 anos disputa sua primeira temporada no basquete brasileiro e tem médias de 5.9 pontos e 3.4 assistências no NBB.

Publicidade

Atualmente, o Minas é o segundo colocado na competição com 11 vitórias e três derrotas. Já o Cerrado ocupa apenas a 17ª posição com quatro triunfos em 16 partidas disputadas.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários