A Argentina perdeu todas as chances de disputar as Olimpíadas de Paris, em 2024, ao ser derrotada por Bahamas, nesse domingo (20). Jogando em casa, a seleção sul-americana foi superada por 82 a 75 no torneio qualificatório. Então, sem vaga na Copa do Mundo FIBA, não há mais caminhos para disputar a competição mais importante dos esportes.
A última vez que os argentinos não estiveram em Jogos Olímpicos foi em Sydney 2000. Posteriormente, conquistaram a medalha de ouro em Atenas 2004. Por outro lado, o triunfo de Bahamas sobre a Argentina colocou o time caribenho nas pré-qualificações das Olimpíadas de Paris.
Além disso, se classificaram Polônia, Croácia, Bahrain e Camarões. As cinco seleções, portanto, se juntam a outras 19 equipes vindas do Mundial para a disputa do Pré-Olímpico, no ano que vem.
O torneio qualificatório contou com a participação de sete times das Américas. No grupo A estiveram Bahamas, Argentina e Cuba. No grupo B se enfrentaram Chile, Uruguai, Colômbia e Ilhas Virgens.
Como resultado, Uruguai e Bahamas se enfrentaram em uma semifinal, com triunfo dos caribenhos. Na outra chave, a Argentina levou a melhor sobre o Chile. Assim, os times se enfrentaram na decisão pela vaga.
Leia mais!
- Quais jogadores da NBA estarão no Mundial de Basquete?
- Brasil perde para a Sérvia no último amistoso antes do Mundial
- De virada, EUA bate Alemanha e termina fase de amistosos para Mundial invicto
Vale lembrar que, na fase de grupos, os bahamenses também venceram os argentinos. A seleção da América Central montou um time forte para buscar a inédita vaga olímpica. Isso porque contou com um trio poderoso da NBA. Entre os titulares, então, estavam o pivô Deandre Ayton, o ala-armador Eric Gordon, ambos do Phoenix Suns e, por fim, o ala Buddy Hield, do Indiana Pacers.
Gordon, aliás, foi o grande nome da partida. Afinal, anotou 27 pontos, três roubos de bola e converteu seis das sete tentativas de bolas do perímetro. Hield também foi bem com 15 pontos, cinco rebotes e três assistências. Ayton, por sua vez, foi mais discreto no ataque. O pivô do Suns terminou com dez pontos, mas pegou incríveis 21 rebotes.
Pelo lado da Argentina, Gabriel Deck foi o principal jogador. O ala do Real Madrid terminou com 21 pontos, seis rebotes e três bolas de longa distância. Além dele, apenas outros dois atletas passaram dos dois dígitos em pontuação.
Carlos Delfino, que joga no basquete italiano, anotou 15 pontos e cinco rebotes. Por fim, o ex-jogador do Denver Nuggets, Facundo Campazzo fez um duplo-duplo de respeito: 14 pontos e 17 assistências.
Os argentinos, aliás, foram superiores em boa parte do confronto. Isso porque venceram os dois primeiros quartos e se mantiveram à frente do placar no terceiro período. O problema, no entanto, foram os dez minutos finais. Bahamas se recuperou, virou a partida e sacramentou uma vitória de 23 a 12 no quarto decisivo.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol